O presidente do Banco Central Europeu (BCE) acredita que a transição para o Euro vai ser um sucesso. Apesar do panorama internacional, a moeda única deverá continuar estável.
Corpo do artigo
Wim Duisenberg (na foto) recordou, esta manhã, em conferência de imprensa, o processo que conduziu à adopção do Euro pelos doze países da União Europeia, mostrando confiança e optimismo a poucas horas da chegada da moeda.
«Todo o sistema da Zona Euro trabalhou arduamente para proporcionar uma transição suave. Estou muito confiante, pois tudo correu conforme o planeado, graças à preparação e empenhamento de centenas de milhar de pessoas directamente envolvidas no processo», referiu o presidente do BCE.
«É natural que surjam alguns problemas devido à dimensão da transição, mas creio que conseguiremos ultrapassá-los», acrescentou.
Apesar das incertezas vividas na economia mundial, Duisenberg acredita também que o Euro continuará a ser uma moeda estável, realçando que «no passado, em tempos de crise petrolífera, como sucede actualmente, já haveria problemas nos mercados cambias europeus».
«Na Europa, mesmo com a subida dos preços do petróleo ou com os ataques terroristas de 11 de Setembro, nada mudou, nada se passou», rematou.