Ao segundo dia de Inverno a Serra da Estrela está coberta de branco. Para aqueles que vão até lá neste Natal existem restrições nos acessos devido, não só à neve, como a aluimentos de terra e queda de árvores.
Corpo do artigo
Todas as estradas do maciço central da Serra da Estrela estão fechadas ao trânsito devido a neve, vento forte, queda de árvores e aluimentos de terras, segundo informação da Protecção Civil na Guarda, pela madrugada.
Estão fechadas ao trânsito as ligações Covilhã-Piornos-Torre-Sabugueiro-Seia, Manteigas-Nave de Santo António, Manteigas-Penhas Douradas-Gouveia e Vide-Pedras Lavradas.
A freguesia de Folgosinho, no concelho de Gouveia, encontra-se isolada em consequência da queda de árvores e barreiras nas estradas de acesso àquela localidade por Nabais e Freixo da Serra.
Segundo Eduardo Matas, da Protecção Civil, a zona de Loriga encontra-se sem ligações telefónicas, pelo que as comunicações necessárias são asseguradas via rádio com os bombeiros e a GNR.
O trânsito está condicionado na N18 entre Guarda e Belmonte, na N17 entre Celorico da Beira, Gouveia e Seia e na N16 entre Guarda e Vilar Formoso também devido à queda de árvores e a aluimentos.
A Protecção Civil, que activou os meios distritais devido à intensidade do temporal que assola a região da Guarda desde a madrugada de quinta-feira, adiantou que há muitas zonas que estão sem electricidade ou com dificuldades no fornecimento de energia eléctrica.
Eduardo Matas adiantou que vários postes e cabos condutores de electricidade caíram devido ao vento forte e a desmoronamentos de terras.
Na N102, uma pessoa ficou ligeiramente ferida quando o veículo em que viajava foi atingido por uma árvore que caiu sobre a estrada.
Na N18, entre Guarda e Belmonte, a circulação está condicionada a partir de Santa Cruz devido à queda de pedras na via.