Muitos locais do barlavento algarvio estão sem água, desde o dia 25, por causa de um problema numa conduta. O problema só vai ficar resolvido dentro de dois dias, o que obriga os municípios a adoptar o sistema antigo de abastecimento.
Corpo do artigo
O problema começou no dia de Natal, primeiro em Lagos, e agora também em Portimão e em Vila do bispo. A ruptura da principal conduta que fornece água as populações do barlavento algarvio, foi a causa do problema.
A conduta passa por baixo do acesso à Via do Infante, uma estrada inaugurada recentemente pelo ministro das Obras Públicas.
Manuel da Luz, autarca de Portimão, considera que a empresa Águas do Algarve não devia ter aceite o projecto de estrada sem ter garantias de que não ia haver problemas.
«A concessionária que construiu a estrada contactou a empresa das águas, que devia ter impedido o projecto, já que o plano não previa um túnel para segurança das condutas. Não se podia aceitar que construíssem (a estrada) por cima da própria conduta», disse Manuel Luz à TSF.
Para reparar a conduta que se encontra a 10 metros de profundidade, a empresa aguas do Algarve foi obrigada a partir parte da estrada. O problema só deve estar resolvido dentro de dois dias.
Até lá, os municípios reactivaram as captações anteriormente que abasteciam as cidades, mas a água não tem pressão para chegar aos pontos mais altos.