O Prémio Nobel da Física foi atribuido ao trio norte-americano David J. Gross, H. David Politzer e Frank Wilczeck, pelo trabalho desenvolvido na teoria das particulas "quark".
Corpo do artigo
O trio de investigadores David J. Gross, David Politzer e Frank Wilczeck recebeu o Prémio Nobel da Física em reconhecimento pelos seus trabalhos de física atómica e pelos estudos sobre as partículas fundamentais da natureza - os «quarks».
Na prática, explica a Academia Sueca de Ciências, a descoberta destes três cientistas permite explicar qual a força que permite acções tão simples como uma moeda a girar em cima de uma mesa ou a construção de todo o universo.
«Graças à sua descoberta, David Gross, David Politzer e Frank Wilczek aproximaram a física de um grande sonho: formular uma teoria unificada que englobasse também a gravidade», revela a academia.
David Gross, 63 anos, físico da universidade da Califórnia em Berkeley, David Politzer, professor em Pasadena, no Instituto de Tecnologia da Califórnia, e Frank Wilczeck, 53 anos, professor do Instituto de Massachussets, partilharão o prémio de 1,1 milhões de euros.
O prémio da física é o segundo Nobel a ser atribuído esta semana, depois do da medicina, anunciado segunda-feira. O da química será anunciado quarta-feira, o da literatura quinta-feira, o da paz sexta-feira e o da economia na próxima segunda-feira.