Três golos do central camaronês Buba, em lances de bola parada, impediram o Sporting de conseguir os três pontos na deslocação a Aveiro, para a oitava jornada da Liga.
Corpo do artigo
O jogo, que marcou o reencontro de Augusto Inácio e Mário Jardel com a equipa de Alvalade, teve o aliciante de quatro golos marcados nos últimos 14 minutos, num final simplesmente emocionante.
As equipas entraram com dispositivos tácticos diferentes: enquanto o Beira-Mar se posicionou em 4x3x3, o Sporting respondeu em 4x4x2.
A disposição dos leões obrigou o Beira-Mar a cuidados especiais na sua defesa, situação que durou cerca de 10 minutos, mas depois a equipa aveirense soltou-se, respondeu em situações de ataque e alcançou o seu golo.
A vantagem do Beira-Mar surgiu aos 15 minutos em lance de bola parada.
Um livre na direita do ataque dos aveirenses transformado superiormente por Rui Lima levou a bola até ao cabeceamento do defesa central camaronês Buba, para um golo sem possibilidade de reacção defensiva do guarda-redes
sportinguista Ricardo.
Aos 20 minutos Buba esteve perto de ampliar a vantagem noutro cabeceamento a finalizar uma jogada «de laboratório», após marcação de livre por Vasco Matos.
O Sporting iniciou, então, um período de maior assédio à área contrária, jogando no limite do fora-de-jogo.
Aos 23 minutos Liedson ainda introduziu a bola na baliza contrária mas a sua posição irregular impediu o que seria o empate.
Percebendo que a luta do meio-campo não estava a ser ganha pelo Sporting, o técnico Paulo Bento alterou a sua formação no início do segundo tempo com as entradas de Carlos Martins e Yannick para os lugares dos "apagados" Romagnoli e Farnerud.
Com a entrada daqueles elementos a equipa leonina ficou mais consistente, obrigando o Beira-Mar a recuar para as imediações da sua área.
O Sporting chegou ao empate em lance de infelicidade do guarda-redes brasileiro Alê, aos 57 minutos, que deixou escapar a bola depois de ter defendido um cruzamento-remate de Carlos Martins na esquerda, permitindo
que o atacante brasileiro Alecsandro convertesse.
O segundo golo dos leões aconteceu num jogada de perfeito entendimento, novamente na esquerda, na passagem do minuto 81, entre Nani e Tello que, num passe soberbo, atrasou para um remate fulgurante de Yannick. O jogo entrava na fase de maior emoção.
Sem baixar os braços, o Beira-Mar voltaria a alcançar o empate, agora com a intervenção directa de Mário Jardel.
Eram passados 86 minutos quando a equipa aveirense dispôs de um livre perto da área contrária, convertido por Vasco Matos, servindo um cabeceamento perfeito de Jardel que obrigou Ricardo a efectuar grande defesa, mas deixando a recarga vitoriosa para o camaronês Buba.
Não satisfeito com o novo empate na partida, o Sporting voltou a dominar, fazendo por merecer o terceiro golo aos 90 minutos. Outra jogada de combinação no lado esquerdo, com cruzamento para Liedson converter o seu segundo golo no presente campeonato.
Os últimos instantes fora de grande pressão do Beira-Mar, conseguindo sucessivos pontapés-de-canto. Num deles, aos 94 minutos, o brasileiro Wegno cabeceou para as malhas laterais. Contudo, no minuto seguinte voltou a surgir na área contrária o camaronês Buba fechando o resultado após novo pontapé-de-canto.
Pela entrega dos jogadores do Beira-Mar, que nunca baixaram os braços em situação negativa, o empate é um prémio. O Sporting, que sofreu três golos em lances de bola parada, terá de "rever" o seu esquema defensivo.
Arbitragem em bom nível, embora nem sempre bem coordenada entre Paulo Baptista e os seus auxiliares.
Ao intervalo: 1-0
Marcadores:
1-0, Buba, 15 minutos
1-1, Alecsandro, 57
1-2, Yannick, 81
2-2, Buba, 86
2-3, Liedson, 90
3-3, Buba, 95.
Equipas:
- Beira Mar: Alê, Ricardo, Marco, Buba, Tininho, Diakité, Torrão (André Leão, 68), Luciano Ratinho (Mário Jardel, 81), Rui Lima, Vasco Matos e Jorge Leitão (Wegno,75).
Suplentes: Danrlei, Jorge Vidigal, Jorge Silva, Artur, Wegno, André Leão e Mário Jardel.
- Sporting: Ricardo, Abel, Tonel, Polga, Tello, Paredes (Nani, 75), Farnerud (Carlos Martins, 46), João Moutinho, Romagnoli (Yannick, 46), Alecsandro e Liedson.
Suplentes: Tiago, Caneira, Miguel Veloso, Nani, Carlos Martins, Custódio e Yannick.
Árbitro: Paulo Baptista, de Portalegre.
Acção disciplinar: cartão amarelo para Buba (12), Abel (36), Luciano Ratinho (40) e Alê (88).
Assistência: 15 571 espectadores.