Até ao final de 2008 as tropas russas vão abandonar a Geórgia. Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos dois países anunciaram que foi alcançado um acordo e que já está definido o calendário da retirada.
Corpo do artigo
«Conseguimos levar até ao ponto final o processo de negociações sobre a retirada das bases russas», sublinhou a ministra dos Negócios Estrangeiros georgiana, Salomé Zurabichvilli.
Durante as longas e díficeis conversações, a Geórgia exigia que a retirada das bases russas terminasse antes de 1 de Janeiro de 2008, apesar de admitir um atraso de vários meses. Mas a Rússia insistiu em completar esse processo «durante 2008».
A ministra adiantou que o resultado das negociações sobre aquele difícil assunto, que pôs os dois países à beira da ruptura, permite desanuviar a tensão e encaminhar as relações bilaterais para um «novo nível», segundo a agência Interfax.
Durante a administração soviética, a Rússia dispunha de quatro bases militares na Geórgia.
Depois de fechar duas dessas bases, a Rússia manteve outras duas, nomeadamente, uma em Batumi, nas margens do mar Negro, e outra em Akhalkalaki, na fronteira da Geórgia com a Turquia e a Arménia.
Lavrov precisou que os acordos agora celebrados prevêem que seja primeiramente retirada a base de Akhalkalaki e em seguida a de Batumi.