Foi lançado esta semana no Reino Unido um novo medicamento para a prevenção da malária. O Malarone foi lançado pela «GlaxoWellcome» e é uma alternativa a outros medicamentos como o Lariam.
Corpo do artigo
Este novo fármaco tem a característica de poder ser administrado apenas um dia antes de uma viagem a um dos países onde grasse a malária, segundo a BBC. O preço desta «maravilha», no entanto, não é especificado, mas estima-se que seja alto.
O Malarone é uma combinação de dois medicamentos anti-malária já existentes e pode localizar o parasita que causa a doença em dois momentos da infecção: quando está no fígado e quando está na corrente sanguínea.
Quase metade das pessoas que visitam países onde existe o mosquito transmissor da malária não tomam qualquer precaução, esquecendo que uma única mordidela deste insecto pode infectá-los. Há mais de dois mil casos por ano diagnosticados no Reino Unido, sendo que a maioria dos pacientes não apresenta sintomas durante algumas semanas, depois de terem voltado do seu «exótico» destino.
A malária apenas se revela fatal num número diminuto de casos, mas em alguns deixa sérias mazelas, podendo mesmo causar incapacidade permanente.