A U. Leiria foi afastada da Taça UEFA, após ter perdido uma das finais da Taça Intertoto frente aos franceses do Lille. Em casa, a equipa leiriense aguentou o «nulo» até ao fim do tempo regulamentar, baqueando no prolongamento, ao perder por 0-2.
Corpo do artigo
A U. Leiria foi derrotada, na terça-feira, por 0-2, frente aos franceses do Lille, perdendo uma das finais da Taça Intertoto e ficando assim fora da Taça UEFA.
A formação orientada por Vítor Pontes teve uma excelente oportgunidade logo a abrir, aos nove minutos, quando Edson tentou marcar de livre, mas o remate saiu ligeiramente por cima.
Na resposta, os gauleses remataram ao lado por Landrin, com a U. Leiria a causar perigo, aos 18 minutos, novamente num livre de Edson.
Até final do primeiro tempo, o Lille pressionou mais, sempre através de livres do esloveno Acimovic, mas na frente a equipa forasteira não conseguia desfeitear Hélton.
Seis minutos após o reinício, Fábio Felício tentou explorar o adiantamento do guardião contrário, mas o «chapéu» que tentou executar saiu ligeiramente ao lado.
O Lille tentava criar perigo através do contra-ataque, ao passo que os leirienses só de bola parada conseguiam incomodar o último reduto francês, mas sempre sem êxito.
No prolongamento, a formação nacional poderia ter ganho vantagem aos 97 minutos, mas Freddy, na pequena área, a passe de Renato, não fez melhor que atirar à barra.
Mais eficaz foi o Lille aos 104 minutos, quando Mossilou marcou e praticamente arrumou a questão, uma vez que nessa altura os portugueses precisavam de dois golos para dar a volta à eliminatória.
Aos 112 minutos, Brunel esteve perto de aumentar, valendo a intervenção de Hélton, que quatro minutos volvidos não foi feliz, ao não para um remate de Acimovic.
Para além do Lille, também se qualificaram para a Taça UEFA os espanhóis do Villareal, que bateram os compatriotas do Atlético de Madrid, e os alemães do Schalke 04, que afastaram os checos do Slovan Liberec.
Sob a arbitragem de Giorgios Kasnaferis, da Grécia, as equipas alinharam da seguinte forma:
U. Leiria:
U. Leiria: Helton, Laranjeiro, Renato, Gabriel, Alhandra (Bernardo Vasconcelos, 107'), Otacílio, Paulo Gomes, Caíco (Fangueiro, 83'), Edson, Freddy e Fábio Felício (Krpan, 66').
Suplentes: Costinha, Torrão, Vargas, Bernardo Vasconcelos, Krpan, João Paulo e Fangueiro.
Lille:
Lille: Tony Sylva, Chalme, Tavlaridis, Schmitz, Tafforeau (Costa Santos, 79'), Landrin, Makoun, Bodmer, Audel (Brunel, 58'), Moussilou e Acimovic (Plestan, 118').
Suplentes: Malicki, Costa Santos, Dernis, Brunel, Raynier, Fauvergue e Plestan.
Acção disciplinar: cartão amarelo
Acção disciplinar: cartão amarelo para Bodmer (18'), Paulo Gomes (22'), Tavlaridis (87'), Plesnan (119') e Gabriel (119').