A União de Leiria derrotou hoje (sábado) o Farense por 1-0, no jogo de abertura da 16ª jornada da I Liga, e manteve a quinta posição da tabela. Derlei marcou o golo solitário que garantiu os três pontos para os leirienses.
Corpo do artigo
A União de Leiria conseguiu esta tarde a sua primeira vitória no terreno do Farense, em jogos para o campeonato, após derrotar os algarvios por 1-0. Um triunfo que acabou por ser justo, pelo que os leirienses fizeram na segunda parte, depois de 45 minutos iniciais de futebol muito pobre.
Perante muito poucos adeptos, Farense e União de Leiria começaram a partida num ritmo lento, esperando para ver qual era a disposição do adversário.
Sem grandes ocasiões de perigo, à excepção de um lance polémico à entrada da área da União de Leiria, o jogo desenrolou-se sobretudo na zona central do terreno.
Até ao intervalo, houve registo apenas para uma situação de golo para a equipa visitante. Derlei surgiu sozinho na área do Farense, e apenas com Raul Iglésias pela frente rematou por cima.
No segundo tempo, a União de Leiria apresentou-se com uma postura diferente, mais direccionada para o ataque. O Farense não conseguia organizar o seu jogo e aos poucos os leirienses foram tomando conta da partida.
Com o aumento da pressão sobre a defensiva algarvia, os comandados de José Mourinho foram criando situações de golo. Derlei perdeu duas boas ocasiões, e João Manuel rematou ao poste da baliza defendida por Raul Iglésias.
Aos 74 minutos, a pressão acabou por resultar em golo. A União de Leiria fez uma jogada «estudada» na sequência de um livre, e depois de uma combinação entre Bilro, Nuno Valente e Derlei, o avançado brasileiro faria o golo para os visitantes.
Até final, a União de Leiria controlou as tentativas de ataque do Farense, que poderia ter chegado ao empate perto do final, por intermédio de Fábio, mas o remate saiu rente ao poste.
Com esta vitória, a União de Leiria manteve o quinto lugar. O Farense continua no penúltimo lugar, com apenas 15 pontos.