Os U2 não deram hipótese à concorrência vencendo as cinco categorias para que estavam nomeados nos Grammies. A favorita Mariah Carey teve de se contentar com três prémios, ao passo que os Green Day levaram para casa o galardão de melhor single.
Corpo do artigo
Os irlandeses U2 dominaram a noite da 48ª edição dos Grammies, considerados os Óscares da música norte-americana, ao conquistarem todos os cinco dos prémios para que tinham sido nomeados, numa noite amarga para a favorita Mariah Carey.
A banda liderada por Bono Vox ganhou os galardões de melhor álbum e melhor álbum de rock («How To Desmantle na Atomic Bomb») e melhor música («Sometimes you can't make it on your own»).
Este último single permitiu também ao grupo receber o prémio de melhor interpretação rock. O galardão de melhor canção rock foi obtido com a música «City of blanding lights».
Pior conseguiu Mariah Carey, que chegava com oito nomeações, mas que acabou por não ir além dos três prémios, alcançando o galardão na categoria de melhor álbum de R&B («The Emancipation of Mimi», melhor canção R&B e melhor vocalista feminina de R&B com «We Belong Together».
Os Green Day venceram na categoria de single do ano, com «Boulevard of Broken Dreams», com John Legend a levar para casa o prémio de revelação do ano e de melhor álbum R&B («Get Lifted»).
Kelly Clarkson garantiu o prémio de melhor intérprete feminina com «Since U been gone», bem como o de melhor álbum pop com o trabalho «Breakaway».
Destaque ainda para o triunfo de Stevie Wonder no campo da interpretação masculina pop («From the bottom of my heart») e para os Maroon 5 que com «This Love» garantiram a melhor interpretação pop por um grupo.