A União Internacional de Telecomunicações quer criar centros de formação em internet nos países que estejam em vias de desenvolvimento, de forma a tentar diminuir o seu atraso neste sector. A iniciativa vai recorrer às universidades destes países.
Corpo do artigo
A União Internacional de Telecomunicações (UIT) anunciou, esta quarta-feira, a criação de centros de formação em internet em países que se encontrem em vias de desenvolvimento, de forma a colmatar os atrasos no sector.
Para isso, a iniciativa vai recorrer às universidades e a centros de tecnologia dos países, para formar especialistas na rede, e também para criar laboratórios para difundir a informação.
A UIT adianta que vai trabalhar com o sector público e com o privado para fornecer a formação necessária a estudantes e profissionais de telecomunicações destes países e prevê, assim, o estabelecimento de 50 destes centros até Julho de 2003.
Os centros deverão funcionar como incubadoras que ajudem pequenas e médias empresas a desenvolver serviços relacionados com a internet.
Depois, cada centro pressupõe uma associação entre a UIT, parceiros empresariais, organismos governamentais, centros de formação sem fins lucrativos e administradores locais de serviços.
O objectivo passa também por cada centro conseguir auto-financiar-se e ser autónomo.
A UIT tem a sua sede em Genebra e é uma organização mundial que reúne governos e empresas para coordenar o estabelecimento e a exploração das redes e serviços mundiais de telecomunicações.
O anúncio desta iniciativa é feito em comunicado e na véspera do Dia Mundial das Comunicações, que este ano se celebra sobre do tema «internet: desafios, oportunidades e perspectivas».