Os preparativos finais para o voo histórico de dois cosmonautas russos e um astronauta norte-americano à Estação Espacial Internacional (EEI) foram concluídos hoje no cosmódromo de Baikonur, Kazaquistão.
Corpo do artigo
Os preparativos finais para o voo histórico de dois cosmonautas russos e um astronauta norte-americano à Estação Espacial Internacional (EEI) foram concluídos hoje no cosmódromo de Baikonur, na república centro-asiática do Kazaquistão.
O astronauta norte-americano William Shepherd e os cosmonautas russos Iuri Guidzenko e Serguei Krikaliov deverão partir terça-feira às 07:53, hora de Lisboa, a bordo de uma nave espacial Soyuz, para a primeira expedição de longa duração na EEI.
«Estamos preparados para este evento há cerca de quatro anos, e ultrapassámos todas as dificuldades que fomos enfrentando», comentou
Iuri Guidzenko, em conferência de imprensa.
Esta missão marca «uma nova etapa» na conquista espacial, afirmou, por seu lado, William Shepherd.
«Não há nenhum problema técnico que possa constituir um obstáculo ao trabalho» dos cosmonautas, afirmou hoje o vice-comandante das Forças Russas de Mísseis Estratégicos (RVSN) encarregado do sector espacial, Valeri Grine, numa reunião da comissão estatal que controla os preparativos dos voos tripulados.
O general Grine, que dirige a comissão, sublinhou que o Soyuz e restante equipamento foram verificados uma última vez no domingo. «A Rússia e os Estados Unidos têm uma grande experiência em voos conjuntos», disse.
«A nossa colaboração no espaço começou há 25 anos», com o primeiro programa norte-americano e soviético Soyuz-Apollo, lembrou Serguei Krikaliov.
Mais tarde, cosmonautas russos efectuaram voos espaciais a bordo de naves norte-americanas e os astronautas norte-americanos participaram em expedições à estação orbital russa Mir, acrescentou.