Já não é só a cenoura que faz bem aos olhos. Se consumida em excesso, a cerveja pode fazer ver «a dobrar», mas cientistas canadianos aconselham um copo por dia para prevenir as cataratas e até a arterioesclerose.
Corpo do artigo
Um grupo de cientistas, no Canadá, descobriu que a cerveja possui um alto nível de antioxidantes, uma enzima que protege as células do olho que, se danificadas, conduzem à evolução das cataratas.
Para conseguir este efeito protector, os cientistas aconselham um copo por dia, que se revela particularmente benéfico para os diabéticos.
É que os investigadores chegaram à conclusão que altos níveis de glucose prejudicam as mitocôdrias das células do olho, que são os organismos responsáveis pela transformação dos açúcares em energia.
O mau funcionamento das mitocôndrias pode assim conduzir à progressão das cataratas e poderá ser evitado com a ajuda dos componentes da cerveja.
Num estudo separado, na Pensilvânia, alguns cientistas estão a apurar a possibilidade da ceveja poder reduzir o risco de arterioesclerose, ou seja, o engrossamento das artérias.
Os testes estão a ser feitos dando a ratos o equivalente humano a duas cervejas por dia, segundo o professor Joe Vinson.
Quanto às doenças de coração, tanto o vinho como a cerveja apresentam benefícios de prevenção, disse a mesma fonte.
Acrescentou ainda que chá e sumo de uva também podem ajudar a reduzir a arterioesclerose.