Um século de fotografias emblemáticas dos quatro cantos do mundo, retiradas do arquivo da National Geographic Society, foi reunido num livro que será lançado, esta quinta-feira, em Lisboa.
Corpo do artigo
Intitulada «Através das Lentes - National Geographic - Uma Janela Sobre o Mundo», esta edição especial tem uma tiragem de cinco mil exemplares para Portugal, mas será publicada em simultâneo em 20 línguas em todo o mundo.
A partir de um imenso arquivo com mais de 10 milhões de imagens, foram retiradas 250 fotografias emblemáticas, metade tiradas nos últimos dez anos, para ilustrar 504 páginas da obra, tornando-a num documento histórico da fotoreportagem.
Criada nos Estados Unidos em 1888, a National Geographic Society viria a tornar-se numa das maiores instituições de recolha e difusão do conhecimento geográfico, promovendo-o em programas científicos e educacionais.
Dois anos mais tarde, era publicada a primeira fotografia na revista da sociedade, marcando modestamente o início da publicação que se viria a expandir com imagens desde a Europa, à Ásia, África, Médio Oriente e Américas, mas também dos planetas alcançáveis no universo.
Hiram Bingham, David Alan Harvey, Joddi Cobb, William Albert Allard, Carsten Peter, Bruce Kirby, Nevada Wire, Tom Sanders, Karen Davis, George Steinmetz e Sam Abell são alguns dos fotógrafos que assinam esta selecção de fotografias.
A obra, com a chancela da editora Assírio & Alvim, será lançada ao fim da tarde de quinta-feira na FNAC do Chiado, ao mesmo tempo que o National Geographic Channel irá emitir o documentário «O Mundo em Imagens», sobre o trabalho dos fotógrafos que trabalham para a instituição.