A 14ª edição do Festival Paredes de Coura, que começa segunda e se prolonga até quinta-feira na praia fluvial do Tabuão, espera 30 por cento de público oriundo de Espanha e Inglaterra, disse fonte da organização.
Corpo do artigo
A estes há a somar espectadores oriundos do centro e sul da Europa, de países como a Áustria e Itália e pelo menos dois espectadores com bilhetes adquiridos no Chile.
«Estamos a vender mais bilhetes do que o ano passado, o festival tem grande peso lá fora. Paredes de Coura já se conhece em todo o lado e as pessoas procuram-no», segundo João Carvalho da associação Ritmos, produtora do evento.
A organização espera ter o recinto, erguido no anfiteatro natural da praia fluvial do Tabuão, «completamente cheio», o que corresponde a cerca de 20.000 a 22.000 pessoas por dia, sendo que, entre os estrangeiros, a maioria dos espectadores é oriunda de Espanha.
«Vêm da Galiza, de Madrid ou Barcelona» disse João Carvalho, aludindo ainda ao número de órgãos de comunicação social acreditados para o festival: 140, quase metade (65) espanhóis.
Segundo dados de um estudo efectuado em 2005, a associação Ritmos define o tipo de público que aflui à vila minhota como «estabilizado em termos profissionais e com poder de compra».
Outro estudo, elaborado, segundo João Carvalho, pela autarquia local junto de agências bancárias do concelho, aponta para 1,5 milhões de euros de impacto económico, directo e indirecto, em 2005, resultante do efeito promocional do evento.
Em termos de cartaz, o festival abre segunda-feira, com uma festa de recepção, no palco After Hours, a partir das 22:00, a cargo dos Warren Suicide, Miguel Quintão, Óptimo Espacio, Corsage e Bandex.
No mesmo dia o palco Ruby, definido como um «espaço plural para tratar corpo e mente» apresenta um 'workshop' de iniciação ao jazz, «aberto a todos os participantes e ousadias».
Terça-feira, Morrissey, ex-vocalista dos extintos Smiths, é o cabeça de cartaz, actuando às 23:00 no palco principal (Heineken) de cujo alinhamento fazem ainda parte os White Rose Movement, Gomez, Madrugada, Broken Social Scene e Fischerspooner.
Quarta-feira, o destaque vai para os Yeah Yeah Yeahs e We Are Scientists, enquanto no dia seguinte Paredes de Coura recebe os The Cramps, seguidos dos Bauhaus, a quem cabe fechar o palco principal do festival.
O cinema, com a chancela da Imago, é outra das actividades tradicionais em Pareces de Coura, com apresentação de filmes e documentários relacionados com o meio musical, no centro cultural local.