O departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores vai desenvolver, a curto prazo, experiências de clonagem em bovinos. Este será o passo seguinte à investigação em curso sobre «o estado actual do desenvolvimento de embriões em bovinos produzidos in vitro».
Corpo do artigo
O departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores (UA) vai desenvolver a curto prazo experiências de clonagem em bovinos. Segundo o professor Moreira da Silva, esse será o passo seguinte à investigação em curso sobre «o estado actual do desenvolvimento de embriões em bovinos produzidos in vitro, nomeadamente a sua taxa de sobrevivência».
O investigador universitário indicou que neste momento «decorre uma experiência sobre a multiplicação de bovinos de boa qualidade genética, através de um processo de super ovulação».
Segundo explicou, o processo consiste «na introdução numa vaca de elite de uma hormona que lhe permite produzir vários ovos que são posteriormente inseminados com sémen de qualidade superior e retirados da vaca dadora após a fecundação».
«Trata-se de uma técnica mais avançada do que a da inseminação artificial e os lavradores estão a aderir em número significativo depois de terem observado os resultados positivos das experiências desenvolvidas em algumas explorações», indicou.
Moreira da Silva adiantou que «existem no arquipélago bovinos de elevada qualidade com capacidade para ganharem prémios em feiras mundiais e que a sua utilização na implementação desta técnica pode determinar o fim da importação de animais».