Fernando Santos, o treinador do Sporting, assume o favoritismo dos «leões» para a recepção ao Vitória de Setúbal, a contar para os 16 avos-de-final da Taça de Portugal, mas mostra respeito pelo adversário, actualmente na Liga de Honra.
Corpo do artigo
«Temos que ter respeito pelo adversário. Não podemos minimizar o valor do Vitória de Setúbal. É uma equipa que está momentaneamente na Divisão de Honra, mas é uma equipa de I Divisão», começou por comentar Fernando Santos (na foto).
O treinador «leonino» acredita, no entanto, que o Sporting vai seguir em frente na Taça de Portugal.
«Temos a obrigação de ganhar. Julgo mesmo que se formos iguais a nós próprios, podemos ganhar este jogo. Os nossos objectivos passam pela conquista da Taça de Portugal», acrescentou o técnico.
Considerando difícil que o Sporting se reforce no período da reabertura do mercado, Fernando Santos admitiu, no entanto, que Hugo Viana será hipótese se os «leões» dispuserem de meios financeiros para adquirirem jogadores em Janeiro.
«Ainda não é líquido que vamos ao mercado, mas o Hugo Viana passa a ser hipótese se tivermos intenção de nos reforçarmos. Volto a dizer que as probabilidades de irmos ao mercado, em termos estatísticos, são poucas. Contudo, não posso dizer desta água não beberei, pois as coisas mudam, na vida», prosseguiu Fernando Santos.
Sobre Fábio Rochemback, o treinador do Sporting deixou claro que depende da vontade do médio brasileiro a decisão de participar no torneio pré-olímpico de preparação da selecção olímpica sub-23 «canarinha» para os Jogos de Atenas 2004.
«Vamos ter uma reunião com ele nos próximos dias. Continuo a dizer que tudo vai depender da vontade dele, sendo que o Sporting não tem, no entanto, nenhuma obrigação de o libertar», disse.
«Ficar cá amuado para fazer um jogo não vai resolver o problema de ninguém, até porque tenho outros jogadores nos quais também confio. Julgo que ele ou vai ou fica. Não faz sentido jogar contra o Benfica e depois sair para representar a selecção brasileira», continuou Fernando Santos.
Fernando Santos referiu ainda que o Sporting tem de continuar a ganhar partidas na Super Liga e que não depende só de si, dado que o FC Porto tem vantagem, neste momento, sobre «leões» e «encarnados».
«Não acredito que o FC Porto venha para baixo, nós é que temos de ir para cima. A equipa do Sporting não depende apenas de si. Temos é de ganhar todos os jogos e de continuar a crescer», declarou Fernando Santos.
O Sporting prosseguiu, durante a manhã desta segunda-feira, em Alcochete, a sua preparação para a recepção de quarta-feira ao Vitória de Setúbal, marcada para as 20:30.
Hugo, Rui Bento e Niculae continuam entregues ao departamento médico do Sporting, uma vez que se encontram a recuperar de lesões e, por isso, não treinaram esta manhã.
Ricardo, que esta noite participa no encontro das estrelas, na Suíça, e Paulo Sérgio, que se concentrou esta tarde nos trabalhos da selecção de sub-20, também não treinaram.
Para o embate com os sadinos, Fernando Santos já poderá contar com Pedro Barbosa e João Pinto, que não defrontaram o Boavista por terem cumprido um jogo de castigo (completaram ambos uma série de cinco cartões amarelos).
Os «leões» regressam aos trabalhos na terça-feira, às 10:30, na Academia de Alcochete.