As vacas que são mugidas ao som de música relaxante produzem mais leite do que em circunstâncias normais, revelou um estudo realizado em Inglaterra.
Corpo do artigo
As vacas leiteiras produzem mais leite quando embaladas pelo som de música calma, revelam algumas pesquisas. Psicólogos da Universidade de Leicester, no Reino Unido, acreditam que os criadores de gado podem produzir mais leite se emitirem música relaxante nos estábulos.
A Sinfonia Pastoral, de Beethoven, e Bridge Troubled Water, de Simon & Garfunkel, são alguns dos êxitos favoritos das vaquinhas leiteiras. Contudo, quando a banda sonora passa por temas mais agressivos, não se verifica qualquer aumento na produção de leite.
«A música calma pode aumentar a produção de leite, provavelmente porque reduz o stress», afirmou Adrian North, coordenador da pesquisa em conjunto com Liam MacKenzie.
Vacas sem stress
O estudo foi realizado nas quintas LCAH, em Lincolnshire, e na faculdade de Agronomia de Humberside. Cerca de mil vacas foram expostas a música calma, música acelerada e ao silêncio ao longo de nove semanas, durante 12 horas por dia.
Os cientistas verificaram que a produção de leite aumentava 3 por cento (0.73 litros) por dia quando as vacas ouviam música relaxante. Estes resultados revelam que a música acalma os animais tal como reduz o stress nas pessoas.