Uma vacina contra a Sida que está a ser testada desde há um ano na cidade suíça de Lausana deu resultados provisórios prometedores, segundo os investigadores.
Corpo do artigo
O produto foi bem tolerado e provocou uma resposta imunitária à doença em um em cada dois voluntários.
«Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos, embora se trate de um teste preliminar com apenas 24 voluntários», declarou o chefe dos serviços de Imunologia do hospital do cantäo de Vaud, Giuseppe Pantaleo, à Agência suíça ATS.
Cerca de 45 por cento das pessoas em que a vacina foi testada reagiram positivamente. Em Lausana foi o caso em cinco dos 12 voluntários.
A vacina conseguiu estimular as células capazes de eliminarem as infectadas pelo vírus da Sida.
A primeira fase das provas foi desenvolvida conjuntamente em Lausana e em Londres com 12 voluntários em cada uma das duas cidades.
A vacina, baptizada NYVAC-HIV C, é fruto de um projecto de colaboraçäo europeu sob a égide do consórcio EuroVac, financiado por um programa de investigaçäo da Uniäo Europeia.
A partir de Agosto terá início em Londres e Lousana um segundo estudo clínico com um total de 40 voluntários, que permitirá precisar melhor a eventual eficácia da vacina.
LUSA