Devido a um excesso de humidade nas placas térmicas, a Nasa adiou o o lançamento do vaivém Atlantis para o próximo dia 20 de Junho.
Corpo do artigo
A Nasa, anunciou hoje o adiamento do lançamento do vaivém Atlantis para 20 de Junho, devido à lata taxa de humidade registada nalgumas placas do escudo de protecção térmica do veículo espacial.
Em Fevereiro último, o Atlantis no regresso da sua última missão, viu-se obrigado a aterrar na base aérea de Edwards, na Califórnia.
Na quarta-feira passada, quando estava ser transferido de cima do Jumbo Jet para o hangar do centro Kennedy no Cabo Canaveral, os engenheiros detectaram excesso de humidade em cerca de 600 das quase 27 mil placas térmicas que protegem a parte exterior da nave, explicou o porta-voz do centro espacial Kennedy, Bruce Buckingham.
Enquanto os engenheiros avaliavam o sistema de protecção térmica do Atlantis, foram utilizados focos de luz de 200 e 300 watts para secar as placas, que estando húmidas podem congelar em órbita, correndo o risco de se soltarem durante a reentrada.
Estas placas, altamente sofisticadas, servem para proteger a nave do calor extremo que resulta do atrito do ar durante a reentrada do vaivém na atmosfera terrestre, que se realiza a mais de 27 mil quilómetros por hora.
Na próxima missão, o Atlantis e os cinco astronautas da sua tripulação, vão transportar até à Estação Espacial Internacional, um dispositivo de fabrico norte-americano que deverá permitir aos astronautas a bordo do complexo orbital efectuarem passeios espaciais.