Louis van Gaal vai deixar o cargo de seleccionador da Holanda. O técnico e a federação chegaram a acordo para a rescinsão de contrato. Van Gaal, que se irá manter em funções até Fevereiro, reconhece que falhou na sua «missão».
Corpo do artigo
O seleccionador holandês, Louis van Gaal (na foto), chegou ao fim da sua colaboração com a Federação Holandesa de Futebol, abandonando o cargo à frente da «laranja mecânica», indicou o próprio van Gaal, numa conferência de imprensa, em Zeist.
«É um dia muito triste para mim. Falhei na minha missão e estou desolado pelo futebol holandês, pelos apoiantes, pelos patrocinadores e pela federação», disse o ex-seleccionador.
«Eu cometi faltas. Nós cometemos faltas. As diferenças dos pontos de vista são visíveis, entre mim e a maior parte dos internacionais e a melhor solução para mim é sair», justificou.
Van Gaal assumiu o comando técnico da selecção em Julho de 2000, em substituição de Frank Rijkaard, depois deste apresentar a demissão na sequência da eliminação da Holanda nas meias-finais do Euro 2000.
No entanto, van Gaal deverá manter-se no cargo até Fevereiro, altura em será nomeado o seu sucessor à frente da selecção holandesa.