A portuguesa Vanessa Fernandes conquistou a oitava posição na prova de triatlo dos Jogos Olímpicos, um resultado acima das suas expectativas. A austríaca Kate Allen foi primeira e a australiana Loretta Harrop ficou com a prata.
Corpo do artigo
A jovem Vanessa Fernandes conseguiu um excelente resultado no triatlo feminino dos Jogos Olímpicos, ao ser oitava, com o tempo de 2:06.15,39 horas, numa prova ganha pela austríaca Kate Allen.
A actual campeã europeia do triatlo completou a primeira etapa da prova, os 1500 metros de natação, em 19.02 minutos, saíndo da água no 11º lugar, integrada num grupo que perseguia as primeiras.
Após os 40 quilómetros em bicicleta, que completou no tempo de 1.11,07 horas, Vanessa Fernandes ficou integrada num grupo de 20 triatletas que incluia Kate Allen, que acabaria por vencer.
A boa prestação da filha de Vesceslau Fernandes, vencedor da Volta a Portugal em bicicleta em 1984, ficou assente nos 10 quilómetros de corrida, onde a portuguesa fez 35.48 minutos, o que lhe permitiu recuperar até à sétima posição.
Antes da prova, Vanessa Fernandes tinha dito que seria «muito bom ficar entre as 10 ou 15 primeiras». «Senti-me bem em todas as provas. Quando passei pela campeã do mundo e pela líder do 'ranking' disse 'estas já eram'», afirmou a portuguesa no fim da prova.
A triatleta disse ainda que tem de «trabalhar mais nas três disciplinas», ambicionando mais que um oitavo lugar em Pequim.
A prova ficou marcada pela fantástica recuperação de Kate Allen, australiana de nascimento, que «voou» na prova de corrida, conseguindo ultrapassar a sua antiga compatriota Loretta Harrop a 150 metros do fim.
Allen, de 34 anos, gastou apenas 34.13 minutos na última etapa do triatlo, contra 37.08 de Harrop, de 35, o que lhe valeu a medalha de ouro à austríaca, que estava num dos últimos lugares, após a prova de ciclismo.
Sob um calor tórrido, a austríaca terminou a sua prova com 2:04.43,45 horas, com pouco menos de sete segundos de avanço sobre Harrop, enquanto que a norte-americana Susan Williams ficou com o bronze, ao terminar a prova com 2:05.08,92 horas.