Música, dança oriental, artesanato e gastronomia árabe, cristã e sefardita integram o cartaz da 3ª edição das «Noites da Moura Encantada», a decorrer entre quinta-feira e domingo em Cacela Velha, Vila Real de Santo António.
Corpo do artigo
Sob o lema «Três Culturas do Mediterrâneo», a aldeia da Cacela Velha, junto à Ria Formosa, vai recuar até aos séculos X a XIII, período em que muçulmanos, cristãos e sefarditas (judeus da Península Ibérica) co-existiam pacificamente.
A denominação de «Três Culturas» serve, segundo a organização, para designar o que, na Idade Média, se denominou como as três religiões do livro: a cristã com a Bíblia, a muçulmana com o Corão e a judia com a Torá.
Organizadas pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, com o apoio da Região de Turismo do Algarve e Junta de Freguesia de Cacela Velha, as «Noites da Moura Encantada» têm como objectivo recriar a presença muçulmana na região e o enriquecimento cultural.
Dentro da aldeia será instalado um mercado tradicional (souk), onde artesãos e comerciantes vão produzir e vender tapeçarias e outros artigos típicos.
A música vai estar em grande destaque no certame com as actuações dos grupos Al-Andaluz, que realizará a animação de rua e do restaurante, e os Al-Maqam com sons tradicionais do magrebe.
O grupo de música medieval Axabeba, o Amán - com sons turcos, gregos, egípcios e marroquinos - e o «Passacalles Medieval» completam o cartaz do certame.
Até domingo, os visitantes podem contar ainda com animação infantil e participar em workshops de dança oriental.
Para os mais gulosos, foi montado um restaurante com menu árabe, cristão e sefardita, um local onde se podem apreciar pratos exóticos como a sopa harira, pastilha de frango com amêndoas ou a tagine de carne de vaca.