Urbano Tavares Rodrigues foi distinguido com o Prémio «Vida Literária» por «uma vida inteiramente doada à literatura», anunciou, esta quinta-feira, a Associação Portuguesa de Escritores (APE).
Corpo do artigo
Numa reunião da direcção da APE realizada segunda-feira, foi decido, por unanimidade, atribuir o Prémio «Vida Literária», no valor de 25 mil euros (cinco mil contos) e integralmente patrocinado pela Caixa Geral de Depósitos desde a primeira edição, ao escritor Urbano Tavares Rodrigues.
O prémio distinguiu Urbano Tavares Rodrigues «por uma vida inteiramente doada à literatura, com particular relevo nos domínios da ficção e do ensaísmo, relevando, a este propósito, a extrema lucidez e generosidade com que, em mais de meio século, sempre leu os autores de sucessivas gerações», diz a APE em comunicado.
Miguel Torga, José Saramago, Sophia de Melo Breyner, Óscar Lopes, José Cardoso Pires e Eugénio de Andrade são outros nomes já premiados.
A cerimónia de entrega do galardão ainda não tem data marcada porque é preciso conciliar as agendas do Presidente da República, Jorge Sampaio, do presidente da Caixa Geral de Depósitos e do próprio presidente da APE.