O presidente francês, Jacques Chirac,nomeou esta terça-feira, Domininque de Villepin para o cargo de primeiro-ministro, na sequência da demissão de Jean-Pierre Raffarin.
Corpo do artigo
O presidente francês, Jacques Chirac, nomeou Domininque de Villepin para o cargo de primeiro-ministro de França, depois da demissão de Jean-Pierre Raffarin na sequência da vitória do "não" no referendo francês sobre a Constituição Europeia.
Até ao momento, Villepin, de 51 anos, desempenhava as funções de ministro do Interior, depois de vários anos à frente dos Negócios Estrangeiros, onde se destacou por ser a voz francesa contra a invasão do Iraque.
Segundo os analistas políticos, citados pelas agências internacionais, caberá ao novo primeiro-ministro francês dar um novo impulso à política do Governo, prometido por Chirac após serem conhecidos os resultados do referendo à Constituição.
Para já ainda não é conhecida constituição do novo gabinete. O presidente da República francês vai dirigir-se ao país às 20:00 locais (19:00 em Lisboa), uma comunicação que vai servir para Jacques Chirac anunciar qual vai ser o mapa político da nova equipa governativa que deverá governar França até às eleições presidenciais e parlamentares em 2007.
O nome de Villepin era apontado como sucessor do impopular Raffarin cujas reformas económicas e aumento do desemprego são considerados os factores chave para a reposta dos franceses no referendo de domingo.