O Presidente da República considerou que a visita que está a efectuar aos Açores está a permitir conhecer melhor a região. Em Ponta Delgada, Cavaco Silva reconheceu o «indiscutível progresso económico e social» do arquipélago.
Corpo do artigo
O Presidente da República considerou que a visita que está a efectuar aos Açores e que termina esta quarta-feira está a permitir aprofundar o conhecimento sobre esta Região Autónoma.
«Estou certo que o ministro da Presidência que me acompanha, tal como eu, levamos connosco um melhor conhecimento, não apenas do dinamismo da Região, mas também das suas dificuldades», afirmou Cavaco Silva.
Para o chefe de Estado, este conhecimento foi adquirido na sequência dos contactos com os órgãos do governo próprio do arquipélago, mas também das populações e empresários e agricultores da região.
Num jantar oferecido pelo Presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, em Ponta Delgada, Cavaco Silva reconheceu mesmo que «graças ao esforço dos açorianos, temos de reconhecer o indiscutível progresso económico e social que o arquipélago tem registado nas últimas décadas».
O Presidente da República aproveitou ainda a ocasião para aconselhar todos os portugueses a visitarem os Açores, afirmando que a «hospitalidade das gentes e beleza da paisagem são razões mais do que suficientes» para isso.
Cavaco Silva frisou ainda que «o espírito do povo açoriano é uma lição para todo o país», ao lembrar que a população que habita estas ilhas «da lava faz vinho e do mar faz pão».