O Vitória de Guimarães venceu hoje a Académica, por 2-1, em jogo antecipado da segunda jornada que lhe permitiu ascender provisoriamente à liderança da Superliga portuguesa de futebol.
Corpo do artigo
A partida decorreu no «emprestado» Estádio dos Arcos, em Vila do Conde, por interdição do D. Afonso Henriques, num castigo ainda referente à última época, relacionado com desacatos na deslocação dos vimaranenses a Paços de Ferreira.
O Vitória de Guimarães entrou bem no jogo, já que beneficiou de uma grande penalidade logo aos quatro minutos por alegada mão na bola do «estudante» Vasco Faísca, prontamente assinalada pelo árbitro assistente Manuel Quadrado.
O lance deixou algumas dúvidas, dada a proximidade do jogador com a bola cruzada por Luís Mário, mas Moreno não desperdiçou a oportunidade para converter o castigo máximo e colocar o Vitória em vantagem (1-0).
O encontro continuou com o «sinal mais» a pertencer ao Guimarães, perante uma Académica algo retraída e a procurar apenas a baliza do francês Palatsi através de lances de bola parada, quase sempre por Ricardo Fernandes.
Numa das jogadas mais vistosas da primeira parte, o Guimarães aumentou a vantagem por Silva (2-0), aos 21 minutos, através de um cabeceamento a uma bola cruzada por Alex, sem oposição da defesa dos «estudantes».
Até ao termo da primeira parte foi sempre o Vitória de Guimarães a equipa dominadora, a jogar bem e a trocar melhor a bola, mas sem conseguir traduzir essa supremacia em situações de golo iminente.
Com a segunda parte vieram as substituições e assistiu-se ao declinar da qualidade do futebol praticado pelo Guimarães, por troca com o ascendente da Académica, que reduziu a diferença por Luciano (2-1), aos 60 minutos.
Sob a arbitragem de Nuno Almeida, do Algarve, as equipas alinharam da seguinte forma:
V. Guimarães:
V. Guimarães: Palatsi, Alex, Moreno, Cléber, Zé Nando, Rui Ferreira, Alexandre, Luís Mário (Cláudio Meireles, 78'), Nuno Assis (Marco Ferreira, 59'), Djurdjevic (Romeu, 64') e Silva.
Suplentes: Miguel, Bessa, Carlos Carneiro, Medeiros, Flávio Meireles, Romeu e Marco Ferreira.
Académica:
Académica: Pedro Roma, Nuno Luís, Vasco Faísca, Zé António, Pedro Henriques (Fredy, 77'), Tixier, Paulo Adriano, Rafael Gaúcho (Kenny Cooper, 46'), Ricardo Fernandes, Dionattan (Luciano, 55') e Joeano.
Suplentes: Dani, Danilo, Luciano, Fredy, Delmer e Kenny Cooper.
Acção disciplinar: cartão amarelo
Acção disciplinar: cartão amarelo para Alex (6'), Dionattan (15'), Tixier (69'), Moreno (73') e Romeu (81').