As ruínas do Castelo de Slains, na Escócia, construído há 400 anos na baía de Cruden, perto de Aberdeen, que serviram de inspiração ao livro «Drácula», vão ser transformadas num bloco de apartamentos de luxo.
Corpo do artigo
O Castelo de Slains atraiu a atenção do escritor britânico Bram Stoker (1847-1912), autor do clássico «Drácula» (1897), que se baseou no edifício para recrear o castelo do lendário vampiro na Transilvânia.
O monumento, que no passado pertenceu aos condes de Errol, está abandonado há 70 anos e agora um grupo de empresários locais compraram o castelo para o restaurar e construir no seu interior 35 apartamentos de luxo.
«É uma zona bonita e acreditamos que o castelo deve ser recuperado antes que se converta num monte de escombros», disse ao diário «The Times», Douglas Forrester, o arquitecto encarregado do projecto que está orçado em 7,5 milhões de euros.
«Pretendemos reconstruir o exterior do castelo tal como era antes de ficar abandonado», explicou o empresário, acrescentando que vai recorrer a fotografias dos séculos XIX e XX para recuperar a fachada do edifício.