Pedro Silva Pereira garantiu que as «vozes eventualmente críticas» que apareçam no congresso do PS que se inicia esta sexta-feira em Santarám serão respeitadas. O dirigente socialista adiantou ainda que se Manuel Alegre comparecer nesta reunião magna será «bem-vindo».
Corpo do artigo
O ministro da Presidência assegurou que o Congresso do PS que se inicia esta sexta-feira, em Santarém, «será mais um momento de liberdade e de debate» em que as «vozes eventualmente críticas respeitáveis e respeitadas».
«São vozes importantes, mas também valem o que valem dentro do PS. Não podemos ignorar a manifestação de vontade política dos militantes do PS que ainda agora foram às urnas para eleger o secretário-geral com uma votação muitíssimo expressiva», explicou Pedro Silva Pereira.
Em declarações à TSF, o "braço direito" de José Sócrates no Governo disse ainda esperar que Manuel Alegre compareça na reunião magna dos socialistas, garantindo que o ex-candidato presidencial será «bem-vindo».
A TSF sabe que o deputado socialista não estará presente na sessão de abertura do congresso socialista que se prolonga até domingo, não se sabendo, por enquanto, se Alegre marcará presença nos restantes dias do conclave.
Já esta sexta-feira, o primeiro-ministro, que apresenta uma das moções que será apreciada e votada neste congresso, fará um discurso de balanço dos dois primeiros anos de liderança, em que deverá traçar os objectivos do partido até 2008.
Também nesta sexta-feira, os delegados a este congresso vão votar no único candidato à presidência do partido, Almeida Santos, que assim vai ser reeleito para um cargo que ocupa desde 1992.
No sábado, serão apresentadas e votadas as moções que irão a congresso, se bem que as moções subscritas por Helena Roseta e Fonseca Ferreira ainda não têm as 50 assinaturas de delegados necessárias para a sua apresentação.
Para domingo, está agendada a votação das listas de candidatos à Comissão Nacional, Comissão Nacional de Jurisdição e Comissão Nacional de Fiscalização Económica, bem como a sessão de encerramento.