O novo pacote de aplicações e serviços da Microsoft, Windows XP, «vai desenvolver e reforçar o monopólio ilegal do grupo e lesar de forma significativa os consumidores», consideram diversas organizações norte-americanas de defesa dos consumidores.
Corpo do artigo
O sistema operativo Windows XP da Microsoft está a receber várias críticas de organizações norte-americanas de defesa dos consumidores.
«O novo pacote de aplicações e serviços da Microsoft vai desenvolver e reforçar o monopólio ilegal do grupo e lesar de forma significativa os consumidores», apontam em comunicado quatro associações de defesa dos consumidores.
Neste sentido, a Consumer Federation of America, Consumers Union, Media Access Project e US Public Interest Research Group escreveram à divisão anti-monopólio do departamento de Justiça norte-americano a pedir sanções severas contra a Microsoft.
O Windows XP deve estar disponível no mercado a partir de 25 de Outubro, apesar de alguns fabricantes, como a Dell e a Gateway, já o disponibilizarem nos computadores que vendem directamente ao público norte-americano.