O portal de Internet Yahoo disponibiliza, desde quarta-feira, um motor de busca destinado a ficheiros de vídeo que se encontra ainda em fase de teste, noticia o "site" especializado CNET News.com.
Corpo do artigo
A plataforma de pesquisa foi desenvolvida para encontrar ficheiros Windows Media (da Microsoft), QuickTime (da Apple) e Real Media (da RealNetwork).
O CNET News avança que o portal Google e a Microsoft estão também a preparar as suas próprias tecnologias de pesquisa de vídeo «on-line».
O Google tem vindo a gravar e identificar «secretamente» diversos programas de televisão para torná-los acessíveis a partir da web, à semelhança do que pretende fazer com milhares de livros.
Também o site American Online acrescentou ao seu motor de busca multimédia, o «singingfish», uma opção específica para vídeos.
De acordo com o CNET News, a procura deste tipo de ficheiros tem vindo a aumentar, sobretudo devido ao crescimento do número de pessoas com acesso à Internet de banda larga.
Além disso, a web está a evoluir no sentido de se tornar num meio de entretenimento, para onde convergem simultaneamente as características do computador e da televisão.
As ferramentas de pesquisa tornam-se assim essenciais para permitir que os cibernautas tirem partido dos diversos meios à sua disposição.
Os motores de busca de vídeo são um «mercado extremamente atractivo», acrescenta ainda o CNET News, porque além de tornar os portais relevantes paras as pessoas «ávidas» pelo multimédia, funciona como mais um atractivo para os anunciantes da televisão.