A vitória de Zé Maria no «Big Brother» e a exigência da demissão de Martins Barrento por parte de alguns candidatos presidenciais são os assuntos mais em foco nas primeiras páginas de hoje.
Corpo do artigo
A vitória de Zé Maria no «Big Brother» é o grande destaque das primeiras páginas do «24 Horas» e «Jornal de Notícias». O barranquenho teve ontem um banho de multidão à chegada à sua terra natal. O «Público», destaca a audiência que a TVI arrecadou com a última edição do programa, um «share» que chegou aos 91 por cento ou 2,5 milhões de telespectadores.
A exigência da demissão do General Martins Barrento, Chefe do Estado Maior do Exército por parte dos candidatos presidenciais António Abreu, Fernando Rosas e Garcia Pereira é também assunto de destaque no «Público» e «Jornal de Notícias».
No «Diário de Notícias», a manchete vai para mais um avanço da ciência - uma cirurgia rara com implante de eléctrodos no cérebro, permitiu observar pela primeira vez como se processam certas sensações. Ainda na primeira página do DN, o sétimo lugar de Carlos Sousa na primeira etapa do Paris-Dacar.
No JN, destaque ainda para o envio do Cardeal Etchegaray ao Médio Oriente, uma tentativa de João Paulo II para trazer a paz àquela região.
O «Público», que regressou hoje às bancas, faz do ano de 2001 a manchete do jornal - «2001, a odesseia continua», uma referência ao livro de Arthur C. Clarke que deu origem ao filme de Stanley Kubrick.
No «24 Horas», destaque para o «Bebé do Milénio», que nasceu oito segundos depois da entrada de 2001 no Hospital S. Francisco Xavier, em Lisboa.
Nos jornais desportivos, «A Bola» enche a sua primeira página com várias fotografias de Figo e Eusébio, com a legenda «O ano em que o 'Rei' encontrou sucessor».
No «O Jogo», o Benfica ocupa praticamente toda a primeira página com a oferta de dois milhões de contos pela transferência de Marchena do Benfica para o Corunha.
No «Record», o destaque para a nova contratação do Sporting, Tello, que foi eleito o jogador do ano no seu país natal, o Chile.
Segundo «O Jogo» e o «Record», Folha poderá regrassar ao Porto em virtude da lesão de Drulovic, que ficará afastado dos relvados um mês.
Finalmente, uma referência para o «Diário Económico», que revela que as SGPS estão a fugir para o estrangeiro na sequência do anúncio da reforma fiscal em Portugal. Este diário afirma que Belmiro de Azevedo já transferiu 51 por cento da sua posição na Sonae Imobiliária para uma empresa holandesa.