Zita Seabra vai liderar a lista do PSD em Coimbra nas eleições legislativas de 2005. A escolha da antiga dirigente comunista foi justificada por ser uma «mais valia» e por ter muita experiência política e combatitividade.
Corpo do artigo
Zita Seabra vai ser a cabeça-de-lista social-democrata em Coimbra nas legislativas de 2005, onde terá como adversária a socialista independente Matilde Sousa Franco, viúva do antigo ministro das Finanças, António Sousa Franco.
Em declarações à agência Lusa, o líder distrital do PSD de Coimbra Jaime Soares justificou a escolha de Zita Seabra, por a antiga dirigente comunista ser uma «mais valia» e «combatente, politicamente muito conhecedora».
A ex-deputada do PCP colaborou com o governo de Cavaco Silva, tutelando o instituto que geria as verbas para o cinema e foi candidata pelo PSD à Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
Nas legislativas de 2002, o PSD venceu com 41,3 por cento, o que lhe deu cinco deputados, seguido a curta distância dos sociais-democratas (40,9 por cento), que também conseguiram o mesmo número de parlamentares neste círculo eleitoral.
De acordo com fonte do PSD contactada pela Lusa, Rosário Águas será cabeça-de-lista em Vila Real, Ana Manso liderará a lista na Guarda, Paes Antunes a de Leiria e Glória Marques da Costa em Beja.
Alberto João Jardim, que recentemente assegurou mais um mandato à frente do Governo Regional da Madeira, voltará a ser o cabeça-de-lista no círculo eleitoral da Região Autónoma.
Com estes nomes, falta agora apenas saber quem serão os líderes da lista de Lisboa e do Porto, um anúncio que deverá ser feito já no próximo fim-de-semana.