A inflação marcou um novo recorde em Fevereiro, atingindo 3,3 por cento, o valor mais alto dos últimos dez anos, segundo uma estimativa do Eurostat divulgada esta sexta-feira. Portugal regista uma inflação de 2,9 por cento
Corpo do artigo
A inflação marcou um novo recorde em Fevereiro na zona euro, atingindo 3,3 por cento, o valor mais elevado dos últimos dez anos, de acordo com uma estimativa publicada pelo Gabinete de Estatísticas da União Europeia esta sexta-feira.
O valor apontado pelo Eurostat encontra-se muito acima do limite desejado pelo Banco Central Europeu, cujo objectivo a médio prazo é uma inflação na zona euro que ronde os 2,2 por cento.
No conjunto dos vários países em análise, a Holanda foi o país que apresentou a taxa mais reduzida, de dois por cento, enquanto a Letónia registou a maior inflação, 16,5 por cento, logo seguida pela Estónia e Bulgária.
Portugal, à semelhança da Alemanha e da Suécia, registou uma taxa de inflação de 2, 9 por cento, de acordo com os dados do Eurostat.
Os preços registados no combustíveis, leite, queijo e ovos, bem como no pão e nos cereais, tiveram um forte impacto no aumento da taxa global da inflação, explicou a Eurostat em comunicado.