

Pedro Tadeu
Artigos publicados


Para os jornalistas portugueses já não há prostitutas?
"Trabalhadoras sexuais duplicam na Cidade do México devido à crise". Este título, de um despacho da agência Lusa (empresa de informação noticiosa onde o Estado tem capital maioritário), foi enviado quinta-feira a todas as redações de Portugal. Muitos órgãos de comunicação social reproduziram-no. É um exemplo entre muitos: a imprensa portuguesa está a substituir, sistematicamente, a palavra "prostituta" ou a palavra "prostituição" pelas alternativas "trabalhadoras do sexo" ou "trabalho sexual".

Afinal as vacinas vão falhar e perder para a Covid-19?
Na sexta-feira passada o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde tentou explicar que o esforço mundial de vacinação contra a COVId-19, apesar de ser notável, pode acabar por ser inútil.

E quando há democratas que não gostam de liberdade?
Há duas semanas, saiu esta notícia: os jornalistas Henrique Machado e Carlos Rodrigues Lima estiveram a ser seguidos durante três meses e foram vigiados pela polícia, a mando do Ministério Público. Uma conta bancária também foi vasculhada.

Além de Marcelo, quem ganhou as eleições?
Às vezes as contas eleitorais medidas em percentagem não esclarecem tudo.

Há algum comentador isento?
Sobre as presidenciais: acho estranho haver tantos comentadores a comentarem em jornais, rádios e tvs sem terem a lealdade de dizer, às pessoas que as lêem e as ouvem, em quem vão votar.

Portas devia ouvir o que diz Schwarzenegger?
Diante de uma fotografia do alucinado com um chapéu com cornos que andou a mostrar-se a todas as câmaras de vídeo que filmaram a invasão do Congresso norte-americano, Paulo Portas disse ontem à noite, numa conversa com José Alberto Carvalho, na TVI, o seguinte:

É a Europa quem escolhe os nossos magistrados?
Vamos lá resumir a história: Um comité europeu de peritos apreciou três candidatos portugueses para o cargo de procurador europeu. Escolheu Ana Carla Almeida.

A União Europeia está a trabalhar bem contra a Covid-19?
A União Europeia, que reclama ser uma das maiores potências do mundo, chegou atrasada à vacinação contra a Covid-19 em relação aos seus mais diretos rivais.
