
Se o seu smartphone se avariasse neste preciso momento, o que faria? Pensou logo em comprar um equipamento novinho em folha? Então os dados que se seguem são para si.
Corpo do artigo
O telemóvel pode ser o bem mais precioso ao nosso dia a dia, mas o seu ciclo de vida tem profundos impactos no planeta. De acordo com o Fórum Económico Mundial, as emissões de dióxido de carbono necessárias durante a fase de produção são equivalentes às de um país de pequenas dimensões. Mas a pegada ecológica dos smartphones é ainda mais profunda – basta pensar no que lhes acontece quando os substituímos.
Quando se tornam obsoletos, são descartados para dar lugar a novos modelos, tornando-se em e-waste, isto é, lixo eletrónico. Este desperdício, que mais não é do que poluição, vai parar maioritariamente a aterros, segundo relata a Organização das Nações Unidas. Dados da mesma organização revelam que a maioria do lixo eletrónico não é reciclado – em 2019, por exemplo, apenas 20% o foi.
Perante este cenário, o Fórum Económico Mundial defende que a melhor alternativa é reparar os equipamentos eletrónicos. Se está a ponderar desfazer-se do seu tablet ou smartwatch antigo, procure solucionar o problema na iServices, eleita “Escolha Sustentável” na categoria de Reparação de Smartphones e Equipamentos Informáticos dos prémios Escolha do Consumidor 2024.
A iServices tem mais de 30 lojas de Norte a Sul do país aonde se pode dirigir quando precisa de reparar os seus equipamentos
A iServices tem mais de 30 lojas de Norte a Sul do país onde se pode dirigir quando precisa de reparar os seus equipamentos. As reparações são gratuitas e imediatas, independentemente da marca ou do local de compra, e ainda recebe garantia igual ou superior a dois anos.
No entanto, se o que quer mesmo é substituir o seu iPhone, a iServices permite-lhe fazê-lo de forma sustentável graças ao seu Programa de Retomas. Esta iniciativa convida-o a vender o seu iPhone antigo à marca e a adquirir um dos seus modelos recondicionados. O valor que vai receber depende da avaliação do estado do dispositivo, mas pode habilitar-se a ter um desconto superior a 60% na compra de um novo, ganhando ainda 36 meses de garantia.
Caso o termo “recondicionado” lhe seja desconhecido, nós ajudamos: são dispositivos usados ou seminovos que foram devolvidos ao fabricante ou à loja. Pertenciam a programas de troca, renovação de contratos de leasing ou estavam expostos em montras, por exemplo. Quando estes aparelhos chegam à iServices, são desinfetados, testados mais de 40 vezes e, por fim, postos à venda a preços mais em conta, mas com toda a qualidade de um equipamento em primeira mão.
A sua decisão está tomada? Explore as opções que a iServices tem para si.
