
Este episódio do Educar+ é dedicado ao Ser Pro, o programa da Iniciativa Educação destinado ao apoio à criação e acompanhamento de cursos do ensino profissional para estudantes do secundário. Nuno Crato e Filipa Oliveira debatem os vários vértices do programa.
Corpo do artigo
Cerca de 40% dos alunos do ensino secundário frequentam cursos profissionais. Foi a pensar neles e na forma como a sua formação pode contribuir para uma melhor inserção no mercado de trabalho que o Ser Pro foi criado. Nuno Crato, presidente da Iniciativa Educação, revela que "o que caracteriza o Ser Pro é que são cursos do ensino profissional desenhados desde o início em colaboração com um conjunto de parceiros, nomeadamente empresas". Já Filipa Oliveira, coordenadora do Ser Pro, refere que "apoiamos o desenvolvimento de um curso profissional durante um ciclo de estudos (três anos)", seguindo posteriormente ou na mesma escola ou noutra região. O Ser Pro já apoiou 31 cursos, envolvendo 24 escolas, 431 alunos e 175 parceiros.
Este foi o ponto de partida do quarto episódio do Educar +, projeto da Iniciativa Educação em parceria com a TSF e o Dinheiro Vivo, desta feita dedicada a um projeto educativo integrado que junta alunos, professores e empresas para potenciar uma integração futura mais sustentável no mercado de trabalho.
