
O Dia Mundial da Hipertensão foi assinalado com rastreios gratuitos em Lisboa. A iniciativa “Pela Saúde de Portugal” disponibilizou quatro postos de atendimento à população e sensibilizou para os perigos da doença.
Corpo do artigo
Maria José Arruda interrompeu o passeio da manhã quando avistou a carrinha de rastreio da Sociedade Portuguesa de Hipertensão estacionada junto à Igreja de São João de Brito, na zona de Alvalade. “Sou dos Açores, mas estou aqui de férias com a minha filha”, explicou a senhora de 67 anos, depois de ter participado no rastreio onde lhe mediram os níveis de pressão arterial e fizeram a medição do colesterol. “Está tudo dentro dos valores normais. Gostei muito, as meninas foram muito simpáticas e correu tudo muito bem”.
Esta ação na capital, inserida na iniciativa Pela Saúde de Portugal que anda a percorrer o país, coincidiu com o Dia Mundial da Hipertensão, assinalado anualmente a 17 de maio. É uma data aproveitada pela comunidade médica para divulgar e alertar sobre os perigos e consequências dessa condição que tanto afeta as sociedades modernas e ocidentais, sendo o principal risco para as doenças cardiovasculares.
