
O impacto da integração das ciências cognitivas e neurociências na formação docente foi o tema central do último episódio do Educar +, projeto da Iniciativa Educação (IE) em parceria com a TSF e o Dinheiro Vivo. Através da Academia, a IE aposta em levar este conhecimento científico aos professores.
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Com o objetivo de colmatar lacunas na formação de professores, a Academia da IE dedica-se a integrar tópicos como neurociências e ciências cognitivas na formação contínua de docentes. Joana Rato, consultora da Academia e docente na Universidade Católica, destaca: “Ainda não há uma integração consolidada sobre o que é a arquitetura cerebral e cognitiva dos alunos. Esta formação ajuda a interpretar o que a ciência confirma e a refletir sobre práticas mais eficazes.”
Para Beatriz Soeiro, coordenadora pedagógica e professora do primeiro ciclo, estas formações tiveram impacto direto nas suas aulas: “Passei a planear as aulas com mais cuidado, intercalando conteúdos exigentes com momentos que ajudam a reduzir a sobrecarga cognitiva dos alunos.”
A Academia também se dedica a desconstruir mitos educativos, oferecendo formações úteis e validadas cientificamente para capacitar os professores na sala de aula.
