
O programa Mais Valor em Saúde - Vidas que Valem é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, Exigo, Gilead Sciences e IASIST que pretende mudar o paradigma do Serviço Nacional de Saúde distinguindo projetos e ideias inovadoras baseadas no conceito de Value Based Healthcare.
Corpo do artigo
É já na terça-feira, 18 de junho, que o showroom da Altice, em Lisboa, recebe a cerimónia de entrega de prémios da iniciativa que vai atribuir entre os 12 finalistas quatro bolsas no valor de 50 mil euros em apoio especializado a projetos inovadores na área da saúde. O conceito principal que guia as estratégias dos concorrentes é o conceito que traduzido para português quer dizer Saúde Baseada em Valor.
Através da análise dos problemas atuais, da capacitação dos intervenientes que tomam decisões e do rigor na avaliação de resultados podem ser implementadas estratégias para melhorar resultados clínicos, satisfazer mais os doentes e a afetação de recursos. No fundo, como explica a ex-ministra da Saúde Maria de Belém Roseira, que presidiu ao painel de jurados que nomeou os vencedores desta terceira edição do Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem,
“é um contributo para gerar mais eficiência e ir ao encontro das necessidades e do que os doentes mais valorizam porque, cada caso é um caso e têm de existir especificidades para os avaliar e tratar”.
