
Closeup shot of wineshelf. Bottles lay over straw.
volff - stock.adobe.com
Durante três dias, entre 18 e 20 de outubro, o Pavilhão 2 da FIL recebeu milhares de visitantes para provar o melhor dos vinhos e da gastronomia portuguesa.
Corpo do artigo
Lisboa recebeu nos passados dias 18, 19 e 20 de outubro a edição de 2025 do "Vinhos & Sabores", organizado pela Grandes Escolhas, considerado o maior evento vínico de Portugal. Durante três dias, o Pavilhão 2 da FIL, no Parque das Nações, foi o palco de uma experiência única que reuniu cerca de 15 mil visitantes, entre os quais cerca de 2.300 profissionais, consumidores e apaixonados pelos vinhos e sabores nacionais. O evento decorreu num espaço com mais de 7.500 metros quadrados de exposição, ocupado por quase 200 stands, oferecendo ao público a oportunidade de contactar diretamente com os melhores produtores portugueses e de provar vinhos e iguarias de referência.
Os melhores entre os melhores
O programa começou com o anúncio dos resultados e entrega dos prémios do Concurso "Escolha da Imprensa", cujas provas decorreram no dia 1 de outubro, e dividiram-se pelas categorias "Espumantes", "Vinhos Brancos", "Vinhos Rosados", "Vinhos Tintos" e "Vinhos Fortificados". Confira aqui os vencedores.
A edição deste ano contou também com atividades paralelas como as provas especiais, orientadas por enólogos e especialistas reconhecidos, proporcionando o contacto com vinhos raros e marcas já esgotadas no mercado.
Entre os principais acontecimentos deste Grandes Escolhas "Vinhos e Sabores" 2025 destaca-se uma viagem pelo legado da família Alves de Sousa no Douro, a exploração dos Grandes Tintos de 2015, conduzida por Nuno de Oliveira Garcia, a descoberta dos clássicos Porto Vintage, com David Guimaraens, ou a história da icónica Cossart Gordon, pela voz de Francisco Albuquerque.
Destaque também para as masterclasses de Anselmo Mendes sobre a diversidade da região dos Vinhos Verdes, de Filipe Teixeira Pinto, que este ano celebra 25 anos da Herdade do Sobroso, dos grandes brancos de Lisboa por Luís Antunes, e de Vasco Penha Garcia que relembrou o "grande clássico" que é a Quinta da Bacalhôa, em Azeitão.
O Grandes Escolhas "Vinhos e Sabores" 2025 voltou, mais uma vez, a afirmar a excelência dos produtos portugueses e dos profissionais que os fazem acontecer.
No Centro está a virtude
A gastronomia teve igualmente um papel de destaque através do showcooking "Sabores ao Centro", dinamizado pelo Turismo do Centro. Este momento contou com a participação de oito chefes embaixadores: Luis Lavrador, Hélio Loureiro, Ricardo Ramos, Diogo Rocha, Sérgio Fernandes, Maria Caldeira de Sousa, Diogo Caetano e Patrícia Borges. Coube também ao "Sabores ao Centro" celebrar a ligação entre vinhos e queijos da região, promovendo a autenticidade e a riqueza da cozinha portuguesa, num verdadeiro tributo à identidade gastronómica nacional.
O maior evento vínico de Portugal
O Grandes Escolhas "Vinhos e Sabores" 2025 voltou, mais uma vez, a afirmar a excelência dos produtos portugueses e dos profissionais que os fazem acontecer. O sucesso do evento mediu-se também pelas quase 200 reuniões de negócio que prometem trazer muitas surpresas para 2026.
Não deixe de ouvir o programa Terra a Terra sobre o Grandes Escolhas "Vinhos e Sabores" aqui.
