
Em pleno verão não poderia haver melhor ocasião para a campanha “Pela Saúde de Portugal” rumar ao sul do país. Vai ser no Algarve, mais precisamente em Faro, a última ação de rastreio à hipertensão arterial.
Corpo do artigo
Muitos estão já de férias, outros tantos vão estar, mas prevenir e controlar a hipertensão arterial (HTA) deve ser uma preocupação ao longo de todo o ano porque o problema não desaparece no mês das férias. “Há uma franja da população que descontinua a medicação neste período. É importante relembrar que a terapêutica é para se manter o ano inteiro, a fim de evitar situações de picos e agudizações da doença”, alerta a médica Inês Pinto, embaixadora da próxima ação de rastreio da Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) e da farmacêutica Servier que se realiza, este sábado, em Faro. A carrinha que serve esta campanha vai estar no Largo da Pontinha, das 9 às 17 horas, para receber todos os que quiserem medir gratuitamente a tensão arterial e os níveis de glicemia.
Aos descuidos e esquecimentos na toma da medicação no período das férias junta-se outro problema recorrente na opinião de Heloísa Ribeiro, médica especialista em Medicina Interna e secretária-geral da SPH. “As temperaturas mais elevadas nesta época que podem exigir ajustes na terapêutica. É uma situação que, muitas vezes, conseguimos prever com antecedência em consulta.
