
Depois de uma parceria estratégica a nível internacional com a WWF (World Wildlife Fund), é a vez do retalhista trabalhar de perto com a organização não-governamental em âmbito nacional. A iniciativa Re-Store Portugal vai começar por intervir em áreas consideradas críticas no Parque Nacional da Peneda-Gerês, Serra do Caldeirão e Estuário do Tejo.
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"Restaurar a natureza é reforçar a infraestrutura natural do país - aquela que sustenta silenciosamente a economia, a saúde pública e o bem-estar coletivo. Portugal deve valorizar os recursos naturais com ambição e visão estratégica", afirmou Ângela Morgado, diretora executiva da WWF Portugal, no lançamento da iniciativa. Explica que a parceria com o Lidl Portugal "significa mais prosperidade para todos: mais e melhor água, solos férteis, ar puro, abundância e diversidade, mais saúde, segurança e resiliência. É uma chamada de atenção para que Portugal lidere com ambição, conhecimento científico e envolvimento coletivo a recuperação da natureza, da qual todos dependemos".

O Lidl Portugal é um dos parceiros impulsionadores da iniciativa Re-Store Portugal que vai desenvolver ações de proteção e restauro de ecossistemas naturais em terra e mar em três áreas geográficas identificadas como críticas.
Nesta primeira fase da iniciativa, o Lidl Portugal financiou com cerca de 100 mil euros o estudo de viabilidade que permitiu identificar e mapear nove áreas geográficas prioritárias, a construção da plataforma e o arranque da campanha. A campanha vai começar por contribuir para o restauro de ecossistemas em três áreas identificadas como prioritárias e prevê, entre outras ações, salvaguardar espécies ainda presentes no território nacional, bem como restaurar habitats degradados e promover a regeneração da biodiversidade, envolvendo a comunidade local e os cidadãos em geral. A Re-Store Portugal inclui ainda ações de educação ambiental junto das comunidades e uma campanha nacional de sensibilização para a causa do restauro ecológico.
Parceria impulsionadora
"No ano em que celebramos o 30.º aniversário em Portugal, orgulhamo-nos de associar a marca Lidl a uma iniciativa tão importante". O entusiasmo nota-se nas palavras vibrantes de Vanessa Romeu ao anunciar a marca como parceira impulsionadora da iniciativa.
A diretora de Corporate Affairs do Lidl Portugal afirma que o apoio reflete a convicção de que o compromisso com a sustentabilidade vale mesmo a pena, traduzindo-se numa promessa de valor acrescentado para a sociedade e para o ambiente. "Ao disponibilizarmos os sacos solidários em loja, conseguimos levar este apoio ainda mais longe, com a adesão dos nossos clientes, o que nos permitirá arrancar com o restauro de 30 hectares na Serra do Gerês".
Compromisso para projetar o Futuro
Além dos sacos solidários, é possível apoiar a iniciativa através de uma plataforma digital que funciona como loja online e na qual qualquer pessoa ou empresa pode adquirir ações de restauro.
O projeto surge como resposta à Lei do Restauro da Natureza da União Europeia que impõe a todos os Estados-Membros a recuperação de, pelo menos, 20% das áreas degradadas até ao final da década. O objetivo da Re-Store Portugal é investir 1.8 milhões de Euros em cinco anos no restauro da natureza e valorização dos territórios. A WWF Portugal terá ações no terreno e monitorização prevista até 2030, aliando ciência, ação local e compromisso coletivo para responder aos desafios ecológicos do país e mobilizando a sociedade para a regeneração da natureza.
