
O fator surpresa foi, desde sempre, uma característica que a multinacional do retalho Lidl habituou os portugueses. A comemorar três décadas de presença no mercado nacional, a marca não só se posicionou como uma referência entre os consumidores, como também tem contribuído para o crescimento da economia portuguesa.
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No verão de 1995, quando abriram as primeiras 13 lojas em Portugal, o Lidl ficou conhecido como o “supermercado alemão das paletes”. Agora, 30 anos depois, é uma referência no retalho alimentar, com mais de 280 lojas e mais de 8.000 colaboradores.
“Dos pouco mais de 600 artigos que tínhamos, muitos eram vendidos à palete e, por isso, surgiu a denominação do supermercado das paletes”, graceja Nuno Rodrigues, diretor-geral de marketing e estratégia promocional do Lidl em Portugal.
Questionado sobre os principais marcos do negócio ao longo das três décadas no país, destaca a introdução de produtos frescos como o fator que mais dinamizou as vendas e o crescimento estrutural da marca. “Introduzimos gradualmente frutas e legumes, carnes embaladas e pão, tendo sempre como denominador comum o fator surpresa”, explica o responsável, acrescentando que, paralelamente, foram proporcionadas aos portugueses experiências gastronómicas de outros países, através das semanas temáticas. “É normal as pessoas entrarem no Lidl para comprarem arroz ou massa e saírem com uma iguaria que nunca provaram, ou com uma ferramenta Parkside. É esta capacidade de surpreender que tem pautado a nossa presença em Portugal”.
Impacto económico
Ao detalhar o percurso do Lidl em Portugal, Nuno Rodrigues sublinha, com orgulho, o contributo da marca para a economia nacional. Com base num estudo de impacto, realizado pela consultora independente Forvis Mazars, que avalia o impacto do Lidl na criação de valor para o país, afirma que a marca gerou um impacto económico direto e indireto na ordem dos 44 mil milhões de euros ao longo dos últimos 30 anos, correspondente a 1,13% do PIB nacional e que já foram investidos quase 2 mil milhões de euros em Portugal neste mesmo período.
A criação de emprego, tanto nas lojas e centros logísticos como no comércio e indústrias associadas, é outro dos impactos destacados, assim como o apoio dado aos produtores portugueses, que têm visto alargar-se os mercados de exportação para os seus produtos.
“O Lidl Portugal exporta para 29 países. É comum encontrar, num supermercado nosso na Alemanha, pera rocha do Oeste ou laranja do Algarve”, exemplifica Nuno Rodrigues.
A nível internacional, o Lidl, um dos maiores retalhistas de produtos alimentares na Europa, opera em 31 países, com um total de 12.350 lojas e mais de 220 centros de distribuição, empregando cerca de 375.000 colaboradores.
A celebrar este ano 30 anos em Portugal, o Lidl tem cerca de 8.000 colaboradores distribuídos por mais de 280 lojas. A operação envolve ainda a sede e quatro direções regionais e entrepostos em Santo Tirso (Norte), Torres Novas (Oeste), Loures (Centro) e Palmela (Sul).
“30 Anos Depois, O Melhor está por Descobrir"
Esta é a frase que acompanha a campanha mediática de comemoração dos 30 anos do Lidl em Portugal, remetendo para o futuro e valorizando o sucesso já alcançado.
Para celebrar este aniversário, o Lidl criou a iniciativa Lidl Village, uma festa itinerante que está a percorrer 12 lojas do país, aos domingos, até ao final de agosto. Trata-se de uma celebração para toda a comunidade, envolvendo clientes e colaboradores, que reforça a característica de proximidade da marca.
Além das provas gastronómicas e da animação para toda a família, há ainda workshops sobre alimentação saudável, sessões de jardinagem urbana e demonstrações de ferramentas Parkside, com o apoio de especialistas.
Próximos Locais e Datas:
- Lourinhã – 3 ago
- Mafra/Ericeira – 10 ago
- Montijo – 17 ago
- Évora – 24 ago
- Lagoa/Parchal – 31 ago