
A ilha da Madeira destaca-se pelas belezas naturais e não só. Nas costas Norte, Sul e Oeste da ilha estão atrações capazes de garantir umas férias de luxo.
Corpo do artigo
É difícil encontrar em Portugal um lugar que conjugue, durante todo o ano, um clima ameno, paisagens naturais arrebatadoras, praias paradisíacas e uma gastronomia deliciosa como a ilha da Madeira. Além disso, a juntar à afabilidade e hospitalidade do seu povo e à categoria das suas infraestruturas, este é um destino cada vez mais requisitado por turistas com os mais variados e requintados gostos. Na Viagens El Corte Inglés poderá encontrar uma ótima parceira para a planificação da sua viagem e perceber melhor onde ir e o que fazer por terras madeirenses.
Onde ir
Toda a região costeira da ilha da Madeira merece uma visita demorada, e em todas as suas margens vai poder encontrar um cenário idílico e sustentável de harmonia entre o mar e a terra.
A Costa Norte é constituída por três municípios distintos (Vicente, Santana e Porto Moniz) e tem para oferecer alguns dos cenários mais icónicos da ilha. Por ali podem apreciar-se montanhas, florestas, arribas e cascatas, mas também algum do património cultural e arquitetónico madeirense mais conhecido, designadamente as casinhas de Santana.
Já a Costa Sul carateriza-se por oferecer um ambiente cosmopolita, reunindo igualmente diversos pontos de interesse. É lá que se situa a capital da Madeira, o Funchal, palco de inúmeros eventos lúdicos anuais, com destaque para o fogo-de-artifício do réveillon. Além disso, a presença do Oceano Atlântico é uma constante por aqui, com as suas águas a assumirem uma temperatura que pode variar entre os 18 °C e os 24 °C.
Na Costa Sudoeste, a natureza torna a assumir a maior fatia do protagonismo. Considerada a região mais soalheira da ilha, este é um lugar perfeito para banhistas e apreciadores de desportos náuticos. A costa oeste madeirense integra os três concelhos da Ribeira Brava, Ponta do Sol e Calheta. A costa sudeste: Caniço, Machico e Caniçal (Ponta de São Lourenço).
A Madeira tem muito para explorar. Praias, montanhas e gastronomia típica, tudo isto temperado com a boa disposição madeirense, confere os condimentos para uma estadia perfeita.
O que fazer
Com tantos lugares para visitar, a tarefa de definir um itinerário para a estadia pode ser árdua, mas ainda assim deixamos algumas das experiências mais interessantes. Desde logo, uns mergulhos nas piscinas naturais de Porto Moniz são altamente recomendáveis para começar o dia. E já que estamos numa de banhos, porque não seguir para a praia do Seixal e passar o resto da manhã deitado sobre a sua areia vulcânica?
Se, por outro lado, prefere um programa mais radical, saiba que na Madeira não faltam atividades no mar, e na natureza em geral, para usufruir. Depois, à hora do almoço, as opções para aconchegar o estômago podem passar por ir a um bom restaurante saborear uma espetada madeirense, um bife de atum ou filete de espada.
Por fim, e uma vez renovadas as energias, poderá passar a tarde a contemplar os majestosos cenários naturais e urbanos da ilha, através dos diversos miradouros colocados estrategicamente para garantir as melhores vistas e fotos. E se é amante de golfe, na Madeira encontra campos de excelência para a prática deste desporto, envoltos também na sua bela paisagem.
