
Iniciativa vai contar com a presença de vários oradores prestigiados e terá as temáticas da inovação e da utilização da inteligência artificial enquanto pano de fundo.
Corpo do artigo
O evento anual de inovação da Mastercard está de regresso para ajudar a construir um futuro em que todos participem. Subordinado ao tema "Innovating the Future Together", a oitava edição portuguesa do Mastercard Innovation Forum, que se realiza no dia 19 de setembro, em Lisboa, vai contar com um conjunto de oradores exclusivos e de executivos seniores da Mastercard.
Para saber mais sobre este evento, falámos com a Maria Antónia Saldanha, Country Manager da Mastercard Portugal.
O que motivou a escolha do tema “Innovating the Future Together” para o Mastercard Innovation Forum 2024? E de que forma esta opção reflete a missão e os objetivos estratégicos da empresa?
O tema deste ano do Mastercard Innovation Forum reflete um conceito-chave na Mastercard. Refiro-me ao processo de cocriação que envolve os diversos stakeholders do ecossistema, incluindo clientes, parceiros tecnológicos, startups e governos. Trata-se de um pilar fundamental da nossa estratégia, porque é graças a esta colaboração que podemos combinar diferentes perspetivas e experiências para criar produtos e serviços inovadores.
Como é que a Mastercard se tem adaptado às rápidas mudanças tecnológicas, nomeadamente às transformações trazidas pela IA?
A IA há muito que integra as soluções da Mastercard, desde logo na sua aplicação à segurança do ecossistema de pagamentos. Por exemplo, na monitorização de transações em tempo real temos o Mastercard Consumer Fraud Risk, que usa Inteligência Artificial para nos permitir identificar e prevenir fraudes.
Para a edição deste ano do Mastercard Innovation Forum, escolhemos três temas essenciais na área da IA, sobretudo para o grande universo de PME: queremos mostrar como é que as PME podem retirar real valor da IA para os seus negócios, falar da sua importância no turismo, através de casos reais em que estivemos envolvidos, e, finalmente, abordar a hiperpersonalização através da IA.
Mastercard Innovation Forum traz a Lisboa especialistas para falar de inteligência artificial. Maria Antónia Saldanha, Country Manager da Mastercard Portugal, dá algumas pistas sobre o futuro digital.
Uma das mesas-redondas do Mastercard Innovation Forum deste ano centra-se na inteligência artificial na área do turismo. Porquê o foco neste setor?
O turismo é um dos drivers fundamentais da economia atual e, nesse contexto, a Mastercard tem trabalhado no desenvolvimento de soluções inovadoras, através de parcerias estratégicas e tecnológicas em vários países. O que desejamos nesta edição é, mais uma vez, apresentar casos específicos do trabalho que fazemos em cocriação com o nosso universo de parceiros.
Em concreto, vamos poder conhecer em detalhe um projeto desenvolvido, em Málaga, pela Mastercard em conjunto com outros parceiros, que juntou tecnologia e IA ao serviço da inovação no setor do turismo para ajudar as PME do sector a atrair os turistas pretendidos e ajudá-las a desenvolver o seu negócio.
A inovação é um dos segredos para o sucesso?
A inovação é determinante porque nos permite adaptarmo-nos às rápidas mudanças no mercado, dar respostas mais inteligentes às necessidades dos consumidores e construir soluções relevantes para a economia e que possam criar uma sociedade mais inclusiva e um tecido empresarial mais resiliente e com oportunidades para todos.
