
Formação inicial concedida aos aspirantes ao cargo de consultor imobiliário é essencial para o seu posterior sucesso. Porém, ela não dispensa que os profissionais da área se mantenham atualizados.
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Ter sucesso no mercado imobiliário requer disponibilidade para aprender e progredir de forma contínua. Esta foi a grande ilação a retirar do terceiro Meet up organizado pela Zome, no âmbito do quinto aniversário desta empresa, no passado dia 2 de julho, em Vila Nova de Gaia. Sob o mote “Aprender e Inspirar: Histórias de Sucesso no Mercado Imobiliário", cinco especialistas de entidades reconhecidas neste ramo trocaram ideias e deram a conhecer a sua opinião sobre como pode um consultor imobiliário potenciar o seu talento.
Foco, resiliência e aprendizagem
No entender de Mónica Macedo, fundadora da AUZ Imobiliária, o primeiro meio ano neste trabalho requer boas doses de perseverança e ânimo da parte do consultor em início de carreira. “Os primeiros seis meses, para mim, foram críticos, mas depois deste tempo faturei todos os outros meses e valeu a pena a espera”, refere a responsável da AUZ, acrescentando a importância de “manter o foco e ter resiliência e compromisso” para aprender, evoluir e, assim, recolher os frutos a médio/longo prazo. Visão idêntica partilhou Júlio Quntela, Chief Operating Officer da Zome, referindo desde logo que “ninguém nasce consultor imobiliário”. Por isso, conforme o próprio esclarece, a formação inicial concedida aos recursos humanos mais jovens é crucial para que estes consigam dar os primeiros passos: “Todos nós temos contactos, mas vamos fazer o quê com eles? A formação começa por aí, por ensinar a fazer o básico. Por exemplo, como é que faço contactos, como abordo as pessoas ou como trabalho uma base de dados e apresento os meus serviços”, sustentou o chefe de operações da Zome.
No terceiro Meet Up da Zome, alguns especialistas do ramo imobiliário partilharam as suas experiências e deixaram conselhos sobre como atuar para construir uma boa carreira de consultor.
Credibilidade e constante atualização
Já segundo Diogo Maia, agente imobiliário da Remax, “o fator realmente diferenciador é a capacidade de transmitir credibilidade, porque todas as pessoas procuram alguém que ofereça credibilidade e segurança”. Bruno Marques, também consultor imobiliário, mas ao serviço da Zome, afirma que o momento atual no mercado do setor “é desafiante porque se está em plena mudança”, algo que, do seu ponto de vista, “obriga a que os profissionais estejam sempre atualizados quer em termos legais, quer em termos de formação e conhecimentos”.
Por fim, Marina Zueva, Broker e CEO da Century 21 Realty Art, e habituada a trabalhar junto de perfis compradores, chama a atenção para a necessidade de o consultor definir com clareza os objetivos a atingir, mas, em simultâneo, aprender a lidar com o erro. “Há várias coisas fulcrais na parte da preparação, perceber como se quer concretizar o negócio, quais os passos e quais os objetivos. Mesmo assim, é necessário ter noção de que, apesar disto, é possível falhar”, asseverou a CEO.
Até final do ano, a Zome vai realizar ainda mais dois Meet Up: um a 23 de outubro, em Coimbra, onde se vai procurar dar resposta à pergunta “Tecnologia de A a Z: o que nos traz o futuro, agora?”; outro a 13 de novembro, em Albufeira, subordinado ao tema “Empreendedorismo: Mais do que um desígnio, uma mentalidade necessária”.
