
Estão abertas as candidaturas à 10.ª edição do Prémio BPI Fundação "la Caixa" Solidário. Esta iniciativa, que conta este ano com uma dotação de 1,1 milhões de euros, destina-se a apoiar projetos de inclusão social com especial enfoque no apoio à inserção laboral e à vida autónoma. O prazo é até 7 de abril.
Corpo do artigo
Desde 11 de março que estão abertas as candidaturas a mais uma edição do Prémio Solidário, uma iniciativa conjunta do BPI e da Fundação "la Caixa", que cumpre em 2025 a 10.ª edição. Este ano, a dotação do Prémio Solidário conta com 1,1 milhões de euros para apoiar projetos sociais que promovam o desenvolvimento integral e o processo de inclusão social de pessoas em vulnerabilidade extrema, sendo dada primazia às candidaturas de projetos sociais cujos objetivos sejam a inserção laboral e a vida autónoma dos seus beneficiários.
De modo a apoiar e informar as entidades no processo de candidatura, o BPI e a Fundação ”la Caixa” irão realizar uma sessão online de esclarecimento no dia 18 de março. O processo de candidaturas desta 10ª edição do Prémio Solidário termina a 7 de abril de 2025.
Uma história de solidariedade
Desde o lançamento do Prémio Solidário, em 2016, e até ao ano passado, foram premiados 208 projetos num valor de cerca de 7,6 milhões de euros, tendo sido beneficiadas cerca de 40.750 pessoas em situação vulnerável. Em 2024, o Prémio Solidário apoiou 27 projetos que continuam a contribuir para melhorar a vida de cerca de 3.000 pessoas. O ano passado, as candidaturas contempladas envolveram projetos de apoio à habitação de emergência para pessoas em situação de sem-abrigo, programas de meditação e yoga em estabelecimentos prisionais, a criação de oportunidades de integração laboral em negócio social de produção de pigmentos naturais e programas de capacitação e educação para mães desempregadas e migrantes em situação vulnerável.
5 milhões de euros para a inclusão social
Além do Prémio Solidário, a parceria do BPI com a Fundação ”la Caixa” contempla também o Prémio Infância, Prémio Seniores e o Prémio Capacitar. No seu conjunto, as quatro iniciativas comportam uma dotação de 5 M€, destinada a apoiar financeiramente projetos de instituições privadas sem fins lucrativos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Olhando para o impacto dos quatro prémios, apenas em 2024 foram apoiados 133 projetos, beneficiando um total de mais de 18 mil pessoas.
A seleção das candidaturas é realizada em três fases:
1- Avaliação técnica e objetiva dos projetos e das linhas prioritárias estabelecidas;
2- Exame complementar realizado por um grupo de mais de duas dezenas de avaliadores voluntários do BPI que reúnem com todas as entidades que passam à 2ª fase de avaliação;
3- Seleção dos projetos vencedores por um júri presidido pelo sociólogo Professor António Barreto.
Desde 2010, no total das 45 edições concluídas, foram atribuídos mais de 37,3 milhões de euros a 1.168 projetos, valor que permitiu apoiar mais de 231 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. Cada projeto apoiado recebeu, em média, cerca de 32 mil euros.
Em 2025 a dotação do Prémio Solidário conta com 1,1 milhões de euros para apoiar projetos sociais que promovam a inclusão social de pessoas em vulnerabilidade extrema, com especial enfoque no apoio à inserção laboral e à vida autónoma.
Candidaturas e sessões de esclarecimento
Os Prémios BPI Fundação ”la Caixa” são uma oportunidade única para as instituições privadas sem fins lucrativos verem concretizados projetos de extrema relevância para pessoas em vulnerabilidade social. A edição deste ano do Prémio Infância, que visa apoiar crianças em situações de pobreza, terminou no passado dia 10 de março o processo de candidaturas.
Confira em baixo as datas das sessões de esclarecimento do Prémio Solidário, Prémio Seniores e Prémio Capacitar, assim como os respetivos prazos de candidaturas.
Prémio Solidário – Integração sócio laboral e luta contra a exclusão social
Dotação de 1,1 milhões de euros
Candidaturas até 7 de abril
Sessão de esclarecimento: 18 de março
Prémio Seniores – Envelhecimento ativo e saudável
Dotação de 1,4 milhões de euros
Candidaturas de 8 de abril a 12 de maio
Sessão de esclarecimento: 11 de abril
Prémio Capacitar – Promover a autonomia de pessoas com deficiência ou doença mental
Dotação de 1,1 milhões de euros
Candidaturas de 13 de maio a 16 de junho
Sessão de esclarecimento: 20 de maio
A Fundação "la Caixa" iniciou a sua implantação em Portugal em 2018 em consequência da entrada do BPI no Grupo CaixaBank. Tendo por missão "construir uma sociedade melhor e mais justa, dando mais oportunidades às pessoas que mais necessitam", a instituição destinou em 2024 cerca de 50 milhões de euros a programas para a transformação social, investigação e divulgação da ciência, educação e desenvolvimento sustentável.
