
A edição de 2025 do Prémio Infância do BPI e Fundação ”la Caixa” atribui 1,4 milhões de euros a 40 projetos de instituições sociais. O objetivo desta iniciativa é quebrar o ciclo de pobreza, facilitar o desenvolvimento e o empoderamento, e potenciar a família como eixo de ação socioeducativa.
Corpo do artigo
Cerca de 33 mil crianças e jovens vão ser apoiados na edição deste ano do Prémio Infância do BPI e Fundação ”la Caixa”. São 40 instituições sociais, de norte a sul do país e das ilhas, que vão ser premiadas pela iniciativa. O anúncio dos premiados ocorreu no passado dia 23 de setembro, no BPI All In One Lisboa. Desde o lançamento do Prémio Infância, em 2019, o BPI e Fundação ”la Caixa” já apoiaram 234 projetos de instituições sociais, num valor aculumado de 7,8 milhões de euros, tendo tido impacto direto em mais de 77 mil crianças e jovens desfavorecidos.
Ajudar a mitigar uma triste realidade
Em 2023 existiam em Portugal cerca de 346 mil menores pobres. Estes dados foram apresentados pelo relatório "Portugal, Balanço Social 2024", realizado pelo Nova SBE Economics for Policy Knowledge Certer e com o apoio do BPI e Fundação ”la Caixa”. De modo a ajudar a mitigar esta realidade, o Prémio Infância atribui a cada projeto vencedor uma média de 35.000 euros.
Um impacto nacional
O Prémio Infância do BPI e Fundação ”la Caixa” destina-se "a todas as instituições privadas sem fins lucrativos, com sede ou delegação legalmente constituída em Portugal ou com núcleos com autonomia comprovada". Por outro lado, estas instituições devem existir "há pelo menos um ano com projetos que têm como finalidade apoiar crianças em situação de pobreza. Este ano, os projetos de instituições sociais contemplados abrangem a grande maioria dos distritos portugueses:
- Braga: Grupo Cultural Recreativo Núcleo Infantil de Gandarela de Basto; Liga de Profilaxia e de Ajuda Comunitária;
- Castelo Branco: Casa Menino Jesus; Liga de Amigos do Hospital Amato Lusitano;
- Coimbra: Associação de Defesa e Apoio da Vida, ADAV-Coimbra;
- Évora: Vocábulos e Narrativas - Associação;
- Faro: APPDA - Algarve (Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo);
- Leiria: Escola das Emoções; Ludotempo APB;
- Lisboa: Associação Cultural Moinho da Juventude; Associação das Orquestras Sinfónicas Juvenis Sistema Portugal (AOSJSP); Associação Discurso Paralelo; Associação Nuvem Vitória; Associação Prevenir; Caminhos Seguidos - Associação para a Promoção do Desenvolvimento Humano; CAPITI - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Infantil; DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor; Fundação Bento Menni; Sol sem Fronteiras - Associação de Solidariedade Jovem sem Fronteiras;
- Porto: ÂNIMAS - Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social; Associação de Escolas 2 O; Centro Bem Estar Social Nossa Senhora do Socorro; ENCONTRAR SE - Associação Para a Promoção da Saúde Mental; Onda Verde - Associação Juvenil de Ambiente e Aventura; Tendência Prioritária - Associação;
- Região Autónoma dos Açores: Associação Crescer em Confiança; Santa Casa da Misericórdia das Lajes do Pico; Olhar Poente - Associação Desenvolvimento; Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória; Sport Club Angrense;
Região Autónoma da Madeira: Associação Musical e Cultural das Ilhas;
- Santarém: Associação Portuguesa de Apoio à Vítima;
- Setúbal: A7M Associação Festival Música de Setúbal; Associação HIPARTHOP; Associação Native Scientist; Mala Voadora; Pressley Ridge - Associação de Solidariedade Social;
- Viana do Castelo: Gabinete Social de Atendimento à Família;
- Vila Real: Associação ANtídoto - Centro de Recuperação de Tratamentos Adictivos e Dependências;
- Viseu: Associação BMR - Banda Musical Rerizense;
Desde 2019 que o Prémio Infância do BPI e Fundação ”la Caixa” já apoiou 234 projetos de instituições sociais com 7,8 milhões de euros, impactando mais de 77 mil crianças e jovens desfavorecidos.
Prémios BPI Fundação ”la Caixa” – 5 milhões de euros para a inclusão social
Os Prémios BPI Fundação ”la Caixa” 2025 - Infância, Solidário, Seniores e Capacitar – têm uma dotação total de €5 milhões para apoiar financeiramente projetos de instituições privadas sem fins lucrativos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A seleção das candidaturas vencedoras é realizada em três fases:
1- Avaliação técnica e objetiva dos projetos e das linhas prioritárias estabelecidas;
2- Exame complementar por um grupo de mais de duas dezenas de avaliadores voluntários do BPI que reúnem com todas as entidades que passam à 2ª fase de avaliação;
3- Seleção dos projetos vencedores por um júri presidido pelo sociólogo Professor António Barreto.
Desde 2010, no total das 46 edições concluídas, foram atribuídos mais de 38,7 M€ a 1.208 projetos que promovem a inclusão social, tendo apoiado mais de 264 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. Cada projeto apoiado recebeu, em média, cerca de 32 mil euros.
A Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no grupo CaixaBank. Em 2025, destina 50 milhões de euros a programas para a transformação social, a investigação e a divulgação da ciência, a educação e a cultura e ao desenvolvimento sustentável.