
O prémio com periodicidade anual será apresentado esta quarta-feira, 26 de junho, na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, e vai destacar diferentes categorias nas quais a inovação contribui para a sustentabilidade do setor.
Corpo do artigo
A sustentabilidade financeira será uma das dimensões avaliadas nesta iniciativa sendo para o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e presidente executivo do júri do Prémio Inovação em Saúde “um aspeto absolutamente crítico do dia a dia da nossa sociedade”. O envolvimento da academia com a indústria farmacêutica e outros parceiros é explicado pela importância de reconhecer e promover as melhores práticas e inspirar novas abordagens e soluções na saúde. Nesta apreciação e ainda que destaque a economia da saúde, João Eurico Fonseca identifica outros níveis de sustentabilidade que serão reconhecidos com a instituição do Prémio Inovação em Saúde – Todos pela Sustentabilidade. “Seja na inovação, na capacidade de gerir recursos ou até na sustentabilidade ambiental há contributos que merecem ser identificados e distinguidos”.
No âmbito desta iniciativa será dinamizado também o Barómetro da Inovação Clínica, cujo propósito é revelar a perspetiva dos centros de investigação acerca das prioridades estratégicas para a inovação clínica.
Inquérito aos Centros de Investigação Clínica
No âmbito desta iniciativa será dinamizado também o Barómetro da Inovação Clínica, cujo propósito é revelar a perspetiva dos centros de investigação acerca das prioridades estratégicas para a inovação clínica. Sobre este novo instrumento fruto da atual parceria e a cargo da NTT Data, o diretor considera que existe em Portugal uma insuficiência grande no que diz respeito a informação concreta sobre a incorporação e evolução da inovação clínica, dentro dos centros de investigação. “É importante recolher dados públicos e privados para os analisar e compreender como estamos a progredir”. Nestas declarações dá como exemplo a necessidade de se conhecer as diferentes dimensões da inovação clínica, quer ao nível do reconhecimento e estratégia, capacidade e autonomia, desenvolvimento de carreiras e transformação digital dos centros de investigação clínica, para se avaliar a realidade nacional.
O primeiro barómetro anual da inovação clínica será lançado com o Prémio Inovação em Saúde – Todos pela Sustentabilidade, cuja apresentação pública vai revelar as principais tendências de inovação em Portugal no setor da saúde. A cerimónia de apresentação decorrerá, das 9 às 13 horas, na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na quarta-feira, 26 de junho.
PROGRAMA
09h00 | Receção aos convidados
09h30 | Sessão de Abertura & Boas Vindas
João Eurico da Fonseca, Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Presidente Executivo do Júri do Prémio Inovação em Saúde
Maria de Belém Roseira, Presidente do Júri do Prémio Inovação em Saúde
Helena Freitas, Diretora-geral da Sanofi Portugal
Ricardo Constantino, Responsável Saúde e Setor Público da NTT DATA Portugal
10h00 | Debate Tendências e Desafios em Inovação em Saúde Sustentável
Moderação: João Forjaz de Lacerda, Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Ana Sampaio, Presidente da Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino (APDI)
Luís Costa, Diretor do Centro de Investigação Clínica do CAML
Pedro Gouveia, Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Cirurgião da Fundação Champalimaud
Ricardo Cruz-Correia, Professor na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Rui Santos Ivo, Presidente do INFARMED I.P
11h00 | Intervalo
11h20 |Inovação Sustentável em Saúde: Caminhos para o Futuro
Isabel Vaz, CEO da Luz Saúde
12h00 | Apresentação do Barómetro da Inovação Clínica
Patrícia Calado, Responsável Inovação Clínica da NTT DATA Portugal
12h15 | Conclusões
Francisco Rocha Gonçalves, Diretor de Acesso e Relações Institucionais da Sanofi
12h20 | Sessão de Encerramento
Carlos Neves Martins, Presidente do Conselho de Administração da ULS Santa Maria
Rui Tato Marinho, Diretor Clínico da ULS Santa Maria
João Eurico da Fonseca, Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Presidente Executivo do Júri do Prémio Inovação em Saúde
Ana Paula Martins, Ministra da Saúde
João Rui Ferreira, Secretário de Estado da Economia *
Prémio Inovação em Saúde | Todos pela Sustentabilidade (office.com)
